De Arturo Torres
Pessoas neuróticas são muito comuns em nossa sociedade. É que, apesar do fato de nos chamarmos de “animais racionais”, a instabilidade emocional é generalizada entre os humanos.
Não perca os descontos nos planos Nextel Controle que é a melhor operadora do Brasil. Ligações ilimitadas e internet que nunca corta é na Nextel!
O significado do termo “neuroticismo” basicamente alude a isso: a relativa instabilidade dos estados emocionais e sentimentais, especificamente, por uma tendência para idéias e emoções negativas e gerando ansiedade. Isso faz com que, em questão de minutos, um leve estímulo, inconsequente para a maioria, cause muito desconforto na pessoa neurótica. Agora, na prática … o que exatamente significa ser uma pessoa neurótica? Vamos ver
Características de pessoas neuróticas:
A palavra “neuroticismo” foi usada pelo psicólogo Hans Eynseck para se referir a um traço de personalidade que indica a tendência de aprofundar os pensamentos negativos e estressantes, que podem entrar em erupção quase a qualquer momento. Em seguida, veremos como isso é traduzido diariamente.
As pessoas neuroticas precisam se sentir ancoradas na realidade através do exemplo que vêem em outras pessoas, pessoas carismáticas que refletem o que desejam ser e para quem querem aparecer. Desta forma, eles tentam dar consistência aos seus objetivos de vida, emprestando as atitudes e os valores de alguém que eles normalmente idealizam.
Claro, isso funciona em alguns casos, mas em outros causa ainda mais problemas. Por quê? Porque o fato de não se assemelhar a essa figura de referência dá mais motivos para a frustração. Por outro lado, o fato de que eles idealizam seus ídolos também contribui para que as ações de pessoas neuróticas possam seguir um padrão de comportamento irracional.
Em suas relações pessoais, as pessoas neuróticas podem se mostrar de forma invasiva e até mesmo inapropriada com os demais, mesmo sem se irritar. A razão é que, embora eles conheçam a teoria do que seja considerado “comportamento educado”, na prática muitas vezes eles têm dificuldades de levar esse comportamento em conta, pois eles se deixam levar pelas emoções do presente, independentemente de isso levá-los a ser muito invasivo com os demais.
Outra característica das pessoas neuróticas é que há relativamente pouca consistência em suas ações e fala. A razão para isso é que o estado emocional do momento influencia muito, e isso faz com que o raciocínio, que poderia estruturar o pensamento, desapareça ou perca importância durante o tempo em que o emocional ganha o jogo.
Em face de contratempos, o estresse se manifesta intensamente em pessoas neuróticas. Geralmente isso se dá modo mais atenuado, mas pode levar a crises em que o controle é perdido.
As nuances e os detalhes são muitas vezes ignorados quando há algo que capta toda a nossa atenção. Isso é exatamente o que acontece com pessoas neuróticas ao fazer previsões. Existem podem enxergar possibilidades tão terríveis quanto improváveis e não se afastar, de modo algum, desse pensamento.
Vimos que as pessoas neuróticas são propensas a fazer previsões muito pessimistas do futuro , mas, paradoxalmente, quando algo corre mal, isso também os afeta mais do que o resto, muitas vezes produzindo uma explosão de emoções. Isso ocorre porque o problema de perceber um fracasso é agravado pela dificuldade de saber agir a partir desse momento para recompor o presente e torná-lo mais tolerável.
É muito comum que as pessoas neuróticas tenham autoestima instável, relativamente baixas, por causa dos episódios de incerteza constante que geralmente passam. É por isso que as críticas podem facilmente atingir o alvo e prejudicar seus sentimentos; não só porque acreditam que existem muitos motivos para criticá-los, mas também porque, como já vimos, adotam uma interpretação catastrófica de coisas .
Por outro lado, a crítica também pode ser tomada como uma indicação de que uma mensagem velada é lançada, algo que indica que esta pessoa conhece um segredo sobre nós e expressa indiretamente. Esta possibilidade, baseada em um pensamento quase paranóico , é aterrorizante para pessoas neuróticas.
O que define as pessoas neuróticas não é tanto a partir de uma extremidade do arco das emoções ao seu oposto, mas a facilidade com que elas se encaixam em emoções negativas (ou seja, desagradáveis para quem as experimenta). Portanto, é fácil sentir-se mal com todos os tipos de situações, de um filme triste a algo que pode ser um pouco ofensivo.
Arturo Torres – Licenciado em Sociologia pela Universidade Autônoma de Barcelona. Graduado em Psicologia pela Universidade de Barcelona. Pós-graduação em Comunicação Política e Mestrado em Psicologia Social.
Nota: Trouxemos o texto um site muito bacana, em espanhol Psicología y Mente e os créditos estão no final. Vale ressaltar que, caso você se encontre preocupado com algum aspecto da sua Saúde Mental (ou de um amigo), é sempre MUITO IMPORTANTE procurar um profissional para orientá-lo. Beijo a todos!
Créditos da foto de capa:
Allef Vinicius
@seteales
Todos os meses, a Netflix renova seu catálogo, trazendo novos filmes e removendo títulos que…
Alguns filmes conseguem capturar o lado mais humano de nossas experiências e, ao assisti-los, somos…
Algumas imagens têm um jeito curioso de despertar em nós diferentes percepções e até revelar…
Às vezes, um simples teste visual pode nos surpreender, trazendo à tona aspectos inesperados sobre…
A série Vermelho Carmesim chegou à Netflix e conquistou o público, entrando no top 10…
A Netflix acaba de lançar a minissérie Os Quatro da Candelária, uma produção brasileira que…