Diversos

Veterinário faz alerta sobre ato de beijar cães após mulher ter braços e pernas amputados

Uma história recente chocou o mundo e levantou sérias preocupações sobre a saúde pública: Marie Trainer, moradora de Ohio, EUA, teve seus braços e pernas amputados após contrair uma infecção rara transmitida pela saliva de seu cachorro.

O caso acendeu um alerta vermelho para os perigos, muitas vezes ignorados, de interações aparentemente inofensivas com nossos amigos de quatro patas.

Tudo começou quando Marie, ao retornar de férias, foi recebida com efusivos “beijos” de seu cãozinho. Mal sabia ela que um pequeno corte em sua mão, combinado com as lambidas do animal, desencadearia uma tragédia.

revistapazes.com - Veterinário faz alerta sobre ato de beijar cães após mulher ter braços e pernas amputadosrevistapazes.com - Veterinário faz alerta sobre ato de beijar cães após mulher ter braços e pernas amputados

Leia tambémCantora se irrita ao ser eliminada do Masked Singer e tem reação bombástica ao vivo – veja o vídeo

Dias depois, Marie passou a sentir-se mal, com sintomas inicialmente confundidos com uma gripe. Seu estado, porém, deteriorou rapidamente, levando-a a um coma e a uma luta desesperada pela vida.

A culpada por essa reviravolta dramática? Uma bactéria chamada Capnocytophaga canimorsus, presente na saliva de cães e gatos. Em circunstâncias normais, essa bactéria não causa grandes problemas.

No entanto, ao entrar na corrente sanguínea através de um ferimento, pode provocar uma reação imunológica severa, levando à formação de coágulos que bloqueiam o fluxo sanguíneo para os membros. Infelizmente, foi exatamente isso que aconteceu com Marie.

Estudos recentes da Universidade Estadual da Pensilvânia (Penn State) reforçam a importância de se ter cautela ao interagir com cães.

Sophia Kenney, autora de um desses estudos, destaca que, diferentemente do que ocorre com outros animais, como vacas e galinhas, permitimos que os cães compartilhem nossas camas e lamberem nossos rostos, o que aumenta consideravelmente o risco de transmissão de doenças.

O Hospital Veterinário Falls Village, na Carolina do Norte, explica que o comportamento canino de lamber, cheirar e comer de tudo faz com que suas bocas se tornem verdadeiros depósitos de bactérias perigosas, como E. coli e Salmonella.

Além disso, parasitas como a giárdia também podem ser transmitidos pela saliva dos cães, causando problemas gastrointestinais tanto nos animais quanto em seus donos.

Embora adultos saudáveis geralmente possuam um sistema imunológico capaz de lidar com a maioria desses microrganismos, o risco de infecções graves, como a que acometeu Marie, é real e não deve ser ignorado. Pessoas com o sistema imunológico fragilizado ou com feridas abertas devem ter cuidado redobrado ao interagir com seus pets.

Marie Trainer, apesar de tudo, demonstra grande força de vontade e positividade em sua jornada de recuperação. Adapta-se à vida com próteses e segue firme na fisioterapia, reaprendendo a realizar tarefas cotidianas.

Lembre-se: a prevenção é o melhor remédio. Evite beijos e lambidas de seu cão, principalmente em áreas com ferimentos. Lave as mãos com frequência após interagir com seu pet e mantenha suas vacinas em dia.

Leia tambémEsse filme especial com Jane Fonda que chegou na Netflix vai deixar seu coração quentinho por 90 minutos

Compartilhe o post com seus amigos e familiares! 😉

Gabriel Pietro

Gabriel tem 24 anos, mora em Belo Horizonte e trabalha com redação desde 2017. De lá pra cá, já escreveu em blogs de astronomia, mídia positiva, direito, viagens, animais e até moda, com mais de 10 mil textos assinados até aqui.

Recent Posts

O QUE VOCÊ QUER COMIGO? Repórter da Globo leva ‘coice’ ao vivo de italiano durante revelação do Novo Papa

Durante a cobertura ao vivo do anúncio do novo papa, o repórter Rodrigo Carvalho, da…

2 dias ago

Golpe da mangueira: saiba se você está sendo passado para trás ao abastecer no posto

Se você já teve a sensação de estar perdendo alguns mililitros de gasolina a cada…

2 dias ago

Leão XIV: veja o que já disse o novo papa sobre pena de morte, política, racismo, “ideologia de gênero” e ordenação de mulheres

A escolha de Robert Francis Prevost como o novo líder da Igreja Católica marca um…

2 dias ago

Novo papa: o mundo ouve atentamente as primeiras palavras de Leão XIV

Aconteceu. A tão esperada fumaça branca surgiu nos céus sobre o Vaticano e o anúncio…

2 dias ago

Nem enterro, nem cremação: Agora você pode ser ‘aquamado’ quando morrer

Pouca gente gosta de pensar sobre o que acontece com o corpo depois da morte,…

3 dias ago

Casamento termina em tragédia: marido tira a própria vida um dia após a lua de mel e deixa flores póstumas para esposa

O que começou como um capítulo feliz na vida de Isabel e Christopher Coles teve…

3 dias ago