Ramón Jorge Vega é um pedreiro argentino que descobriu uma maneira incrível de usar o papelão para fazer construções mais sustentáveis.
Segundo Ramón, “tudo começou em 2016, quando com meu filho queríamos construir uma sala, mas não tínhamos condições de comprar materiais”.
E embora tivessem dificuldades financeiras, Ramón teve uma ideia que surgiu porque trabalhava como cartolina e comentou que chegou a esta descoberta porque “vi papelão acumulado e molhado. Montei para jogar fora, bateu com o cimento e amarrou. Então coloquei aquela mistura em um molde machimbre que fiz rapidamente, com as medidas de um tijolo convencional e depois de quatro dias fui ver. O resultado me surpreendeu, foi quase uma coincidência ”.
E foi graças a essa descoberta que ele não só conseguiu fazer o quarto com o filho, mas também começou a dar forma ao seu projeto, que consistia em fazer tijolos com papelão reciclado.
Aos poucos, sua ideia foi crescendo em um projeto que mais tarde se tornou uma excelente alternativa ecológica, já que durante um passeio pelo bairro do prefeito, Ramón apresentou sua iniciativa que despertou grande interesse das autoridades.
Algum tempo depois, Ramón foi contactado para participar de um concurso de empreendedorismo dirigido a menores, por isso trabalhou com um grupo de rapazes que ensinou tudo sobre a sua ideia e que o representaram no concurso com o qual obtiveram o segundo lugar no categoria “Design, urbanismo e arquitetura”.
Após este sucesso, as autoridades locais aprovaram o projeto e Ramón começou a trabalhar em conjunto com a municipalidade para produzir maciçamente os tijolos ecológicos, obtendo o maquinário necessário.
A iniciativa está ajudando grandes obras como a construção do futuro Hospital Universitário de Diagnóstico Precoce, entre outras obras. Tal como lo comentó Roberto Caratozzolo secretario de Obras Públicas y Planificación Urbana: “El uso que le vamos a dar es el de un ladrillo tradicional, ya sea para obra civil, dentro de la mampostería, muro de cierre o cualquier parte de la construcción de uma casa. Pode ser utilizado para novas obras da Câmara Municipal, doações ou para pessoas que tenham algum sinistro e necessitem de construir rapidamente um muro ”.
Ramón tem muito orgulho de sua iniciativa, principalmente pela importância ecológica de ser um material sustentável, bem como pela praticidade e capacidade de redução de custos nas obras. Além disso, o sucesso de seu projeto tem permitido que ele avance e seja um exemplo para todos, já que em 2005 Ramón estava preso por problemas com drogas, mas ele garante que isso não o define como pessoa e agora ele está muito feliz em desenvolveram um projeto de tanto valor para o seu país.
A Heart Aerospace, uma startup sueca dedicada à inovação no setor de aviação, deu um…
Em um mundo de tensões políticas e incertezas, algumas tecnologias se destacam não apenas pela…
Na praia de Derbent, no sul da Rússia, um visitante incomum atrai olhares curiosos: um…
Quando se trata de encontrar soluções criativas para desafios do dia a dia, Guangli Xu,…
Poucos temas são tão urgentes quanto a crise de opioides que impactou milhões de pessoas…
Não é todo dia que um filme consegue unir ação de tirar o fôlego com…