Jesus tem uma frase que diz o seguinte: “Amai vossos inimigos, rezai pelos que vos perseguem” (Mt 5,44). No Livro dos Provérbios (25,21) podemos entender esse amor na prática: “Se teu inimigo estiver com fome, dá-lhe de comer, se estiver com sede, dá-lhe de beber”, texto assumido também pelo Apóstolo Paulo (Rm 12,20).
Numa outra passagem de Paulo, ele diz: “Pois toda a lei se cumpre com um preceito: Amarás teu próximo como a ti mesmo” (Gl 5,14). Porém, veja as contradições no mesmo Apóstolo: “Ninguém procure seu interesse, mas o do seu próximo” (1Cor 10,24); ou esse outro: “O amor fraterno seja afetuoso, estimando os outros mais que a si mesmo” (Rm 12,10).
Agora veja o que diz no Livro do Eclesiástico: “Quem dará razão àquele que prejudica a si mesmo? Quem estimará aquele que menospreza a si próprio? (10,29); “Quem é mau para si mesmo, com quem será bom? … Ninguém é pior do que maltrata a si mesmo” (14,5-6); “Em todas as tuas obras, cuida de ti mesmo: quem age assim observa o mandato. Quem guarda a Lei guarda a si mesmo” (32,23-24).
O que mais percebo nos meus clientes que atendo no consultório, bem como nas conversas durante meu dia com muitas pessoas, o pouco que amam a si mesmos. Na terapia para o emagrecimento, a primeira coisa a ser recuperada para que a pessoa volte a cuidar de si é a autoestima, o amor próprio.
Por isso que coloquei o tema acima, convidando as pessoas a transformarem “seu inimigo” no melhor amigo. Para mim, quando Jesus convidou-nos a amar os inimigos, ele está nos convidando a amar a nós mesmos, pois fazemos muito mais mal a nós mesmos que aos outros. Quantas pessoas vivem agradando os outros em prejuízo de si! Ainda dizem estar realizando os ensinamentos bíblicos. O Livro Sagrado foi escrito para cuidar da vida e Jesus mesmo disse: “Eu vim para que todos tenham vida e vida em plenitude” (Jo 10,10). A vida em plenitude só é possível quando começamos a cuidar bem de nós mesmos. Depois você vai fazer aos outros o que gostaria para si, como o próprio Jesus ensinou: “Tratai os outros assim como quereis que vos tratem” (Mt 7,12).
Uma grande amiga deu o seguinte testemunho:“Foi muito duro descobrir que eu era o meu único e principal problema da minha vida. Que tudo começa e termina em mim. Mas foi gratificante descobrir que eu também sou o meu próprio remédio, a minha solução. Me tornei minha melhor amiga. Eu sempre fiz tudo para os outros me perceber… Eu era invisível para mim mesma. O que fiz? Pedir ajuda. Humildemente me deixei guiar. Sou grata a você Josué que apresentou uma solução que estava dentro de mim e eu não percebia. Foi necessário mudar o raciocínio… mudar paradigmas. Acreditar que eu posso. Usar minha mente ao meu favor… porque a favor dos outros eu já usava.
Reprogramação mental… alinhamento corpo, mente e espírito tem sido minha solução. Acreditem! É possível. Tudo na minha vida mudou. O Poder da mente é fantástico, tudo o que projetei já consegui”.
Imagine abrir um depósito e dar de cara com fitas inéditas de Michael Jackson?! Foi…
Amanda Levi, 23, e Hannah Knoppel, 21, pegaram seus pais de surpresa ao revelar, juntas,…
Uma história de resiliência e coragem marcou a Dakota do Norte em 1992, quando John…
Em outubro de 1987, o Texas virou palco de um drama que paralisou os Estados…
Neste domingo (15), um momento histórico promete emocionar os fãs de Silvio Santos. Globo e…
Você já parou para pensar em como o ciúme pode se manifestar de maneiras diferentes…