O antigo Krakatoa entrou em erupção em 1883 e matou cerca de 36 mil pessoas. Provocou aquele que foi considerado o barulho mais alto da história.
O vulcão que entrou em erupção é o Anak Krakatoa, que significa “Filho de Krakatoa”. Ele surgiu em 1930, resultado das mesmas forças tectônicas que causaram a erupção do antigo Krakatoa, cuja violência estarreceu o mundo em 1883.
Naquele ano, depois de uma semana de erupções, o monte Krakatoa, na Indonésia, atingiu o auge da ira no dia 27 de agosto. Foi quando aconteceram quatro explosões, sendo que a última pôde ser ouvida a mais de 4.800 quilômetros: explosão de 200 megatons, o equivalente a 13 mil bombas de Hiroshima As detonações arremessaram rochas a mais de 80 quilômetros de altura.
Segundo o site G1, foi a explosão mais violenta desde dezembro de 2018, quando desencadeou um tsunami que matou 281 pessoas e deixou mais de mil feridos na Indonésia.
Abaixo, vídeo caseiro regista o momento da explosão:
#Breaking#Krakatoa #volcano (#Indonesia): violent #eruption, ash to 47,000 ft altitude #Krakatau #videohttps://t.co/WIrfBgdzgq@NewsKali pic.twitter.com/AFOzZXTqPy
— Kali Yuga | Apocalyptic News (@NewsKali) April 10, 2020
Créditos da foto de capa: O vulcão Krakatoa em uma erupção que aconteceu em julho de 2018
Ghazali / EFE – arquivo
Créditos do conteúdo: O Povo, R7 e G1