Como não temer essas criaturinhas? Geralmnte, o contato com a grande maioria das lagartas provoca dor e queimação, com inchaço e vermelhidão no local atingido.
Isso não se dá quando o acidente é com a Lonomia. Se é com ela, pode causar uma síndrome hemorrágica, com sangramento na gengiva e na urina, até complicações graves como a insuficiência renal aguda, provocando a morte na falta de um tratamento correto.
Na últma semana, o Instituto Butantan veio a público alertar para os riscos do contato de pessoas com os “espinhos” envenenados de taturanas (ou lagartas) do gênero Lonomia.
Esse gênero, apenas em 2017, foram responsáveis por 741 acidentes no país, de acordo com o Ministério da Saúde. O contato com a grande maioria das lagartas provoca dor e queimação, com inchaço e vermelhidão no local atingido.
Além do mais, o acidente com a Lonomia pode causar uma síndrome hemorrágica, com sangramento na gengiva e na urina, até complicações graves como a insuficiência renal aguda, provocando a morte na falta de um tratamento correto.
Para tratar das pessoas envenenadas pelo contato com a Lonomia, o Instituto Butantan utiliza o soro antilonômico desde 1994, único produtor do medicamento no mundo.
Foto de capa: Lonomia obliqua vive em comunidade em árvores — Foto: Roberto Moraes/ Instituto Butantan
Fonte: G1
Todos os meses, a Netflix renova seu catálogo, trazendo novos filmes e removendo títulos que…
Alguns filmes conseguem capturar o lado mais humano de nossas experiências e, ao assisti-los, somos…
Algumas imagens têm um jeito curioso de despertar em nós diferentes percepções e até revelar…
Às vezes, um simples teste visual pode nos surpreender, trazendo à tona aspectos inesperados sobre…
A série Vermelho Carmesim chegou à Netflix e conquistou o público, entrando no top 10…
A Netflix acaba de lançar a minissérie Os Quatro da Candelária, uma produção brasileira que…