David Matsumoto, professor de psicologia na universidade de São Francisco (EUA) e treinador da polícia, e Pamela Meyer, autora do livro “Flagrando Mentirosos” e CEO da empresa Calibrate, que treina pessoas e empresas para identificar fraudes, são dois cientistas americanos que apontaram os principais sinais que o corpo dá quando mentimos.
Se treinar a observação, qualquer pessoa consegue facilmente detectar mentiras. Os experts dizem que o semblante e o sorriso são os aspectos mais importantes. “É uma questão de observar cautelosamente”, disse ao “Daily Mail” Pamela Meyer. “Não tem truque de mágica, é uma habilidade que pode ser desenvolvida com prática”, disse David Matsumoto.
Segundo eles, o método é mais funcional quando se conhece a versão “verdadeira” da pessoa, porque, assim, daria para fazer uma comparação com as duas versões. Veja alguns sinais importantes:
“Há um mito de que inquietação e nervosismo são sinais de mentira, mas algumas pessoas naturalmente congelam quando estão de frente com a polícia, mesmo se estiverem falando a verdade. A chave é fazer uma pergunta neutra, que seja absolutamente verdade (uma pergunta de opinião, por exemplo) e comparar as mudanças na expressão da pessoa”, diz Meyer.
Outra dica é observar a gramática e vocabulário do investigado. Quando mentimos, nossa linguagem fica mais “distanciadora”, aponta Meyer, como na famosa frase proferida por Bill Clinton: “Eu não tive relações sexuais com ‘aquela mulher’ [Monica Lewinski]”.
Mastumoto diz que a polícia costuma pedir para os interrogados contarem a história de trás para frente, ou em trechos aleatórios. As memórias falsas são construídas em ordem cronológica, então são mais difíceis de se contar de trás para frente.
Já Meyer recomenda olhar para o sorriso. Segundo ela, um sorriso verdadeiro é percebido nos olhos, já um sorriso falso só aparece na boca. Atente também a sorrisos contidos, com apenas um canto do lábio curvado, como se o mentiroso pensasse que está se safando.
A Heart Aerospace, uma startup sueca dedicada à inovação no setor de aviação, deu um…
Em um mundo de tensões políticas e incertezas, algumas tecnologias se destacam não apenas pela…
Na praia de Derbent, no sul da Rússia, um visitante incomum atrai olhares curiosos: um…
Quando se trata de encontrar soluções criativas para desafios do dia a dia, Guangli Xu,…
Poucos temas são tão urgentes quanto a crise de opioides que impactou milhões de pessoas…
Não é todo dia que um filme consegue unir ação de tirar o fôlego com…