A verdade sobre o que é felicidade, explicada em menos de duas linhas.
O que é felicidade? Todos nós já fizemos essa pergunta um dia.
É um sentimento? É ter um emprego estável, ótimos amigos, um amor? Ou felicidade é algo que não pode ser definido, por ser profundo e pessoal?
De acordo com o mestre budista Thich Nhat Hanh, a felicidade é um modo de ser.
‘Muitas pessoas pensam que o entusiasmo é felicidade… mas quando estamos entusiasmados, não temos paz. A verdadeira felicidade é baseada na paz’.
Nessa fala simples, porém profunda, Thich Nhat Hanh revela que a verdadeira felicidade depende da nossa paz interior.
Ele ainda diz que o primeiro passo para ter uma vida mais pacífica é através da aceitação. Você precisa se aceitar, como você é, e aceitar aos outros por quem eles são.
Na nossa sociedade, muitas pessoas têm problemas de identidade por tentarem mudar para agradar aos outros. Agir assim é inútil para alcançar a felicidade.
Ser feliz significa ser você mesmo. Você precisa entender que a opinião alheia sobre você não é exatamente problema seu, e você não precisa mudar apenas para se sentir aceito. Não procure aprovação do outros; a única que você precisa é a sua própria aprovação.
A felicidade reside em ter confiança em você mesmo, em se entender e se aceitar.
Quando estamos em sintonia com nós mesmos, nossa compreensão e apreciação pelo presente aumenta, e somos preenchidos com alegria, amor e paz. Começamos a perceber os milagres da vida, e enxergamos a beleza nas pequenas coisas.
Cada ser humano é cheio de milagres – deveríamos tirar um momento para apreciar cada pequena maravilha que acontece nas nossas vidas ao invés de viver sob uma perspectiva negativa.
O mestre budista ainda acrescenta que, se queremos pensar sobre o passado ou fazer planos para o futuro, devemos fazer isso de forma produtiva.
Não se permita ficar preso na preocupação com o futuro ou no remorso pelo passado. Fique focado no momento presente. Assim você encontrará a verdadeira felicidade e satisfação na vida.