São Paulo em ALERTA MÁXIMO para queimadas: 48 cidades paulistas
Queimadas estão se alastrando pelo interior de São Paulo. Foto: Joel Silva

Segundo apuração da CNN, o  governo de São Paulo anunciou na noite de ontem (25) que subiu para 48 o número de cidades em alerta máximo para queimadas. Os dados de monitoramento do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil.

De acordo com o boletim, o número de cidades com focos ativos de incêndio baixou para seis. Além disso, o governo anunciou que todas as rodovias paulistas que estavam interditadas devido à fumaça que atrapalhava a visibilidade também foram liberadas.

Ainda segundo o comunicado, o governo estadual dará continuidade, no início desta semana, às atividades do gabinete de crise e do posto avançado em Ribeirão Preto para coordenar o combate às queimadas no interior do estado.

O fogo começou nessa quinta-feira (22), mas se espalhou nesta sexta-feira (23). Uma Área de Preservação Permanente (APP), plantações de cana e pasto foi atingida por um incêndio de grandes proporções, na Estrada Vicinal Adriano Pedro Assis, no município de Votuporanga.

“O governo federal, por meio das Forças Armadas, enviou sete aeronaves, incluindo um KC-390, para ajudar no combate às queimadas. Também estão em operação outras dez aeronaves da Polícia Militar, além de 614 viaturas do Corpo de Bombeiros e 1.936 caminhões-pipa, entre mais de 3 mil veículos empregados na operação, contando equipamentos do estado e fornecidos por empresas da região”, diz o comunicado.

A Polícia Civil investiga a atuação de criminosos

A Polícia Civil está mobilizada para investigar todos os casos de incêndio criminoso no estado, com foco especial nas regiões afetadas pelas queimadas. Até o momento, duas prisões foram efetuadas.

Na manhã deste domingo (25), um homem de 42 anos foi denunciado por moradores após atear fogo em uma área de mata no bairro Central Park, em Batatais, na região de Franca. A equipe do 15º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM-I) chegou ao local quando as chamas já estavam se alastrando e prendeu o criminoso, que havia tentado fugir. O homem possui antecedentes criminais por roubo, furto, homicídio e posse de drogas.

Em São José do Rio Preto, um idoso de 76 anos foi detido após atear fogo em lixo em uma área de mata no Jardim Maracanã, na manhã de sábado (24). O caso foi registrado no plantão da Delegacia Seccional da cidade. Além disso, a Polícia Civil está investigando outro incidente no município envolvendo um motociclista que teria incendiado uma área de mata. Embora o caso ainda não tenha sido oficialmente registrado, a polícia está analisando imagens divulgadas nas redes sociais e realizando diligências para identificar o responsável.

Cidades com Focos Ativos

Confira as cidades com FOCOS ATIVOS de incêndio:
Poloni
Tabatinga
Pedregulho
Pradópolis
Altinópolis
Paulo de Faria

Cidades com Alerta Máximo

Demais cidades com ALERTA MÁXIMO para incêndio:

Monte Alegre do Sul
Alumínio
Santo Antônio do Aracanguá
Piracicaba
Pontal
Monte Azul Paulista
Sertãozinho
Torrinha
Santo Antônio da Alegria
Nova Granada
Iacanga
Taquarituba
Coronel Macedo
Ubarana
Pompeia
Boa Esperança do Sul
Pitangueiras
Salmourão
Lucélia
Poloni
Dourado
Sabino
Jaú
Pirapora do Bom Jesus
Itápolis
Itirapina
Bernardino de Campos
São Simão
Presidente Epitácio
Bebedouro
Bananal
São Luís do Paraitinga
Ibitinga
Tabatinga
Brodowski
Luís Antônio
Pedregulho
Tambaú
Urupês
Turiúba
Arealva
Pradópolis
Altinópolis
Paulo de Faria
Águas da Prata
Morro Agudo
Batatais
Barrinha

Créditos para foto de capa: Joel Silva






Uma revista a todos aqueles que acreditam que a verdadeira paz é plural. Àqueles que desejam Pazes!