Remédio para hepatite C inibe replicação de covid-19, afirma a  Fiocruz

Uma excelente notícia nos chega dos pesquisadores da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz). Eles identificaram que medicamentos usados atualmente no tratamento de hepatite C inibem a replicação do novo coronavírus em experimentos com células. Analisando o efeito em células, os cientistas constataram efeitos positivos, além da redução de inflamação associada aos casos graves da doença. A pesquisa foi publicada no site: BioRxiv.

Os resultados mostraram o potencial de um antiviral, que atuou contra o vírus em três diferentes linhagens celulares investigadas, além de ter reduzido a produção de substâncias inflamatórias associadas aos casos graves da covid-19.

Conforme assinalou o cientista Tiago Moreno, do CDTS/Fiocruz (Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde) que liderou o estudo, é importante identificar compostos com ação sobre o novo coronavírus entre fármacos clinicamente aprovados para outras doenças:

“O reposicionamento de medicamentos é reconhecido pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como a maneira mais rápida de identificar candidatos ao tratamento da covid-19. Considerando que os antivirais de ação direta contra o vírus da hepatite C estão entre os mais seguros, nossos resultados indicam que estes fármacos, em especial o daclastavir, são candidatos para a terapia, com potencial para ser imediatamente incorporados em ensaios clínicos”, afirmou.

“Enquanto as medidas de quarentena e distanciamento físico buscam reduzir a transmissão da doença, é esperado que a administração precoce de antivirais melhore o quadro clínico dos pacientes infectados, reduzindo a ocorrência de casos graves da Covid-19. Para isso, é fundamental encontrar compostos efetivos e seguros que possam ser avaliados em testes clínicos”, reforça a chefe do Laboratório de Imunofarmacologia do IOC/Fiocruz e autora do artigo, Patrícia Bozza.

Sobre a medicação, os autores alertaram para os riscos da automedicação e destacaram que os testes em pacientes são fundamentais para avaliar a eficácia de terapias. Além disso, ressaltaram que todas as pessoas com casos suspeitos ou confirmados da covid-19 devem procurar atendimento médico para orientação da terapia adequada.

Publicado em um site científico, o trabalho foi liderado pelo CDTS/Fiocruz (Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde) em parceria com o IOC/Fiocruz (Instituto Oswaldo Cruz), com participação dos Laboratórios de Imunofarmacologia e de Pesquisa sobre o Timo do IOC.

Leia, na íntegra, a publicação da Fundação Osvaldo Cruz sobre a pesquisa clicando AQUI

Venha conosco para nossas páginas no Facebook e Instragram.

A Revista Pazes apoia as medidas
de isolamento social para conter o avanço do novo coronavírus.
#FiqueEmCasa #SeSairUseMáscara






Uma revista a todos aqueles que acreditam que a verdadeira paz é plural. Àqueles que desejam Pazes!