Gosto de agir de forma simples diante da vida, diante da minha vida. Uma das minhas tarefas diárias consiste em libertar a consciência das minhas esperanças ou promessas eternas e do que elas podem gerar na minha vida. Percebi que usava grande quantidade de energia ao me “ver” na situação futura que desejava. Eu me concentrava muito para fazê-lo.
Então tomei a decisão de deixar de viver esperando e não esperar algo de mim. Assim que você toma esta decisão o seu coração respira aliviado e a sua alma começa a viver verdadeiramente. Em geral, nos concentramos em como temos que viver, sem perceber que só por isso nos condicionamos, e na verdade não vivemos. Encarceramos a nossa alma e a robotizamos.
Assim, um dia decidi deter os pensamentos sobre a minha pessoa, sobre o que eu mesma esperava de mim, de todas as minhas esperanças e ilusões. Decidi deixar de criar expectativas e viver nelas constantemente, para me concentrar no que acontecia a cada momento e poder desfrutá-lo, em vez de ficar esperando.
“O passado já fugiu, o que se espera está ausente, mas o presente é seu”.
-Provérbio árabe-
Portanto, decidi deixar de esperar algo dos outros. Pois fazer com que as pessoas ao seu redor lhe valorizem, que o seu cônjuge lhe entenda, que você mesmo se entenda e que os outros confiem em você, no seu potencial e no seu saber fazer… nem sempre é uma tarefa fácil. Aprendi que o mais importante é que eu acredite em mim, e que se fizer alguma coisa, não seja esperando nada em troca, e sim porque realmente tenho vontade.
Antes me concentrava em quantidades elevadas de dinheiro como consequência de grandes oportunidades de trabalho que esperava com muita expectativa. Percebi que quanto mais desejava o material, menos a vida me dava e menos ainda eu avançava para esse estado. Então, aceitei de bom grado o que tinha e entendi que não precisava de mais para me sentir bem comigo mesma ou ser feliz.
Percebi que não estava desfrutando nem saboreando o que tinha nesses momentos, porque a única coisa em que me focava era no futuro, em quando eu tivesse mais e ganhasse mais. Enquanto isso, perdia o tempo mais importante, o instante presente.
Para que esperar que tudo seja perfeito? Na verdade, pensando assim percebi que não estava sentindo a minha verdadeira paz interior. Aquela que todos nós temos alojada em nossas almas e coração por nascimento. A nossa essência e presente como seres humanos que somos, únicos e extraordinários.
Quando você deixa de esperar que tudo seja perfeito, deixa de depender do entorno para tirar à luz o seu verdadeiro poder, a serenidade e o seu equilíbrio interior. O que nada nem ninguém poderá jamais alterar… A perfeição não existe, eu me cansei de tentar buscá-la.
Comecei a pensar na ideia de dizer para mim mesma que “acontecerá o que tiver que acontecer, e tudo por um motivo excepcional”.
Todos temos planos. Eu mesma tenho metas incríveis, mas quando você valoriza a sua vida sob este lema, passa a perceber as grandes oportunidades que na verdade esta tem para lhe dar. E seus planos se transformam em pouco em comparação com essas oportunidades.
Existe algo que levo agora comigo e é que as expectativas detêm a energia e nos focam em apenas poucos caminhos e opções. Essas possibilidades, além disso, costumam já estar na sua mente. A sua energia se bloqueia então pensando unicamente em “como” em vez de pensar “para quê”.
Sempre estava esperando algo. A minha mente criava uma cadeia de eventos que eu queria que acontecessem na minha vida, e portanto a minha cabeça estava sempre trabalhando sob pressão para continuar cumprindo com as minhas expectativas e não me esquecer de nada. O meu corpo estava sempre em completo funcionamento me perguntando o que teria que acontecer e que coisas poderia fazer para conseguir aquilo que ansiava.
E tudo porque não sabia exatamente como conseguir aquilo que estava esperando de mim mesma. Mas, sabe o que é mais curioso? Quando deixava de pensar nessa cadeia mecânica, começavam a aparecer uma sucessão de respostas e ideias excepcionais que me permitiam conseguir as coisas de forma mais simples.
Eu me cansava física e emocionalmente em excesso quando me propunha algo. Era como me preparar para uma maratona que me decepcionava e levava embora um pedacinho da minha vida. E é paradoxal: O que eu mais desejava, durante o processo para consegui-lo, levava embora parte da minha energia vital. Não faz sentido, você não acha?
Depois de entender todos os pontos anteriores na minha mente, e chegar ao acordo com ela de que era o que a minha alma precisava e o meu coração desejava, a minha vida começou a se encher de novos presentes que vinham por conta própria. Comecei a considerar que antes eu não apreciava o que a vida estava me presenteando, já que estava constantemente procurando a resposta para a pergunta “como conseguir?”
E agora, para finalizar, conto o segredo de que decidi deixar de controlar a minha vida e de me empenhar tanto em investigar como as coisas iriam acontecer. Tudo acontece no ritmo em que acontece é porque tem o seu próprio tempo, inalterável e simples. Quando entendemos isso, podemos apreciar como sentir a vida e como fluir sem esperar nada, somente viver e ser você mesmo verdadeiramente.
“Confie no tempo, que costuma dar doces saídas a muitas dificuldades amargas.”
-Miguel de Cervantes-
Neste domingo (15), um momento histórico promete emocionar os fãs de Silvio Santos. Globo e…
Você já parou para pensar em como o ciúme pode se manifestar de maneiras diferentes…
Certos filmes conseguem capturar a intensidade de eventos históricos de forma tão visceral que é…
Poucos atores conseguem combinar intensidade e carisma como Denzel Washington, e O Gângster é um…
Uma tradição que vai além da religião O Natal une tradições religiosas, festas em família…
Se está planejando uma viagem para conhecer as paisagens da Itália, este artigo é para…