O Brasil está novamente de luto. Na data de hoje, mais uma escola infantil foi covardemente atacada e a vida de 4 crianças foi tirada de modo brutal e assustador.
O ataque
Na manahã de hoje, 5 de maio de 2023, a creche Cantinho Bom Pastor, localizada em Blumenau, Santa Catarina, sofreu um triste episódio. Um homem armado com uma machadinha invadiu a escola, depois de assaltar um posto de combustível nas proximidades, e fez um ataque violento às crianças do jardim de infância. Três meninos e uma menina, com idade entre 5 e 7 anos, perderam a vida, e outras cinco ficaram feridas, duas em estado grave.
Professora relata desespero
Durante a invasão, a professora Simone Aparecida Camargo protegeu os bebês na sala onde estavam trancados, enquanto outras crianças foram atacadas no pátio.
“Quando eu ouvi os gritos, eu fiquei trancada na minha sala com os bebês menores. Tranquei eles no banheiro e liguei para o socorro. Foi desesperador porque não sabíamos o que estava acontecendo. Quando sai da sala, ele [o suspeito] já não estava mais na escola”, diz a professora à BBC News Brasil.
Após o suspeito deixar a escola, a cena que ficou era de terror, com crianças feridas e desespero por toda parte.
Ataque aleatório
O suspeito, que não tinha nenhuma ligação com a creche, foi preso pela polícia e se mantém calado sobre seus motivos. As vítimas teriam sido escolhidas aleatoriamente. O governo estadual de Santa Catarina cancelou as aulas na cidade de Blumenau por dois dias e decretou luto oficial por três dias. O prefeito, Mário Hildebrandt, decretou luto oficial no município por 30 dias.
O vídeo abaixo mostra o desespero nas imediações da creche:
BRUTAL – Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o desespero dos pais depois do ataque de um homem a creche particular na manhã desta quarta-feira (5) em Blumenau, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina.
🎥 Reprodução Internet #otempo #creche #taque #santacatarina… pic.twitter.com/CHNrK3BGKf
— O Tempo (@otempo) April 5, 2023
Investigação policial
As autoridades estão investigando o caso e buscando evidências sobre o ataque. O agressor, um homem de 25 anos, se entregou no batalhão da Polícia Militar e está preso. Representantes da PM afirmaram que ele se manteve calado o tempo todo. Ainda não há informações sobre outras pessoas envolvidas no ataque.
Estamos todos chocado e profundamente tristes com esses ataques que vem ocorrendo no país. Necessitamos urgentemente repensar a nossa sociedade de modo a evitar que tais atrocidades voltem a acontecer.