Psicologia e Comportamento

‘Pedocracia’: A ditadura das crianças que mandam nos pais

As birras, as pirraças, os gritos, os gestos agressivos, as palavras ofensivas são o que normalmente se caracterizam como as crianças ‘donas da casa’. A infantolatria, foi o nome dado ‘ditadura’ de crianças que não aceitam ouvir ‘não’, querem tudo do jeito e na hora delas. Mas em que momento isso passou a ser normal? A psicanalista Marcia Neder, autora de “Déspotas Mirins, o poder nas novas famílias”, da Zagodoni Editora, em entrevista ao “Saia Justa”, chama o fenômeno de pedocracia e nos dá algumas orientações.

“A pedocracia é alimentada pela idealização da maternidade. Qual é o ideal que temos da maternidade? O de uma mãe que abre a mão da sua vida para se dedicar ao filho. Por que as mães embarcam na idealização, por que se sentem santas mães proibidas de ter raiva, de perder a paciência? Aí vem uma culpa fenomenal. Acima da dor dela, tem o que ela aprendeu, que é a suprema felicidade e bem estar do seu filho”, explica a especialista.

Segundo ela, na atual cultura de idolatração dos filhos, eles precisam se sentir amados pelos pais. “E eles dizem que ‘se não dermos alguma coisa a eles, eles ficam chateados e dizem que não amam a gente’. É uma inversão total de valores”, reforça Neder.

“É mais fácil deixar a criança ser rei. É mais fácil do que aguentar o chilique. Dá trabalho educar. Para evitar isso é bem claro: estabelecer quem é pai e quem é mãe, quem é adulto, e quem é a criança. Se você não estabelece desde o início, tentar estabelecer depois fica complicado”, sugere.

“O processo de mudança nos conceitos de família iniciado no século 18 por Jean-Jacques Rousseau chegou ao século 20 com a ‘religião da maternidade’, em que o bebê é um deus e a mãe, uma santa. Instituiu-se o que é uma boa mãe sob a crença de que ela é responsável e culpada por tudo que acontece na vida do filho, tudo que ele faz e fará. Muitos afirmam que a mulher venceu, pois emancipou-se e foi para o mercado de trabalho, mas não: é a criança que entra no século 21 como a vitoriosa. Esta é a semente da infantolatria”, elucida a especialista.

A definição de infantolatria por Marcia Neder consiste em “a instituição da mãe como súdita do filho e o adulto se colocando absolutamente disponível para a criança”. E exime a criança de qualquer responsabilidade sobre o seu comportamento: “Um bebê não tem poder para determinar como será a dinâmica familiar. Se isso acontece, é porque os pais promovem”.

Ainda reforça na fase adulta, esse filho cobrará dos pais “Ele olhará ao redor e verá outras pessoas se realizando independentemente dele. A criança que acha que o mundo tem que parar para ela passar não consegue imaginar isso acontecendo e não está preparada para lidar com a menor das frustrações. Em algum ponto, acusará os pais de terem sido omissos”.

Fonte: Portal Raízes

Revista Pazes

Uma revista a todos aqueles que acreditam que a verdadeira paz é plural. Àqueles que desejam Pazes!

Recent Posts

Super explosão: Estudo alerta sobre fenômeno raro do Sol que ocorre a cada 100 anos e pode ocorrer a qualquer momento – veja simulação impressionante

Um fenômeno solar de grande intensidade pode ocorrer em breve: o superflare, uma explosão energética…

4 horas ago

‘Parecia uma bomba’: Coxinha explode em cliente segundos depois dele comprar salgado em bar – veja o vídeo

Uma cena no mínimo inusitada aconteceu em um bar de Curitiba na última sexta-feira (13),…

4 horas ago

3 minisséries da Netflix para assistir em dezembro e buscar inspiração para 2025

Dezembro chegou, e com ele aquele clima de reflexão sobre o ano que passou e…

5 horas ago

5 filmes estreantes na Netflix em dezembro para assistir com quem você gosta

Dezembro chegou com aquele clima de férias, e nada melhor do que aproveitar para maratonar…

5 horas ago

Policial aposentado encontra tesouro de músicas inéditas de Michael Jackson em depósito na Califórnia – veja o que se sabe até agora

Imagine abrir um depósito e dar de cara com fitas inéditas de Michael Jackson?! Foi…

2 dias ago

Irmãs anunciam gravidez ao mesmo tempo e emocionam os pais com ‘surpresa em dobro’ – Veja o vídeo

Amanda Levi, 23, e Hannah Knoppel, 21, pegaram seus pais de surpresa ao revelar, juntas,…

2 dias ago