Uma cena no mínimo inusitada aconteceu em um bar de Curitiba na última sexta-feira (13), quando um cliente levou um susto e quase sofreu queimaduras mais graves ao morder uma coxinha de frango, que literalmente explodiu em sua boca e rosto. O momento foi registrado pelas câmeras de segurança do estabelecimento.
O dono do bar, Christian de Souza Amaral, contou que o cliente sofreu queimaduras superficiais no rosto e precisou de atendimento imediato. “Quando a coxinha estourou, o barulho foi como de um pneu estourando. Eu fiquei em choque, vendo a massa espalhar por todo lado, até no meu rosto… Parecia uma bomba”, relembra Christian.
No vídeo, é possível ver que, após a explosão, pedaços da coxinha voaram para todos os lados do balcão. Até o teto do bar foi atingido pelos estilhaços do salgado. Além disso, o vapor quente que saía do alimento logo após a explosão é claramente visível nas imagens.
Christian explicou que a coxinha foi preparada da maneira habitual, sem qualquer alteração no processo. Ela foi frita e, em seguida, colocada em uma estufa para manter a temperatura. Quando o cliente chegou, ela ainda estava quente, mas nada fora do comum.
“A coxinha estava bem quentinha, tinha acabado de sair da fritura. Ficou cerca de cinco minutos na estufa, e o cliente chegou a comentar que a coxinha estava bem bonita antes de pedir uma”, conta o proprietário.
Os funcionários do bar prestaram os primeiros socorros ao cliente, que, no dia seguinte, retornou ao estabelecimento e informou que estava bem, com apenas algumas queimaduras leves no rosto.
A cientista Laura Marise, doutora em biociências e biotecnologia, sugeriu que a explosão pode ter sido causada por um bolsão de ar preso dentro da coxinha durante sua preparação. Quando a coxinha foi moldada, o ar que ficou entre o recheio e a massa pode ter se expandido ao ser aquecido durante a fritura, criando uma pressão interna.
“Embora a massa da coxinha seja bastante resistente e tenha um bom teor de glúten, o ar preso no interior, ao ser aquecido, aumentou a pressão. Quando o cliente mordeu a coxinha, essa pressão foi liberada de forma abrupta, causando a explosão”, explicou Laura.
O cozinheiro curitibano Rui Morschel, que também tem experiência com o preparo de salgados, sugeriu uma dica simples para evitar queimaduras ao comer coxinhas. “Antes de morder, é bom abrir a coxinha com as mãos, como se faz com um pastel, para deixar o vapor escapar. Isso evita que o calor cause queimaduras na boca”, sugere Rui.
Leia também: Maratonista com câncer terminal alerta para que outras pessoas não ignorem pequeno sintoma que ele sentiu
Compartilhe o post com seus amigos e familiares! 😉
Um fenômeno solar de grande intensidade pode ocorrer em breve: o superflare, uma explosão energética…
Dezembro chegou, e com ele aquele clima de reflexão sobre o ano que passou e…
Dezembro chegou com aquele clima de férias, e nada melhor do que aproveitar para maratonar…
Imagine abrir um depósito e dar de cara com fitas inéditas de Michael Jackson?! Foi…
Amanda Levi, 23, e Hannah Knoppel, 21, pegaram seus pais de surpresa ao revelar, juntas,…
Uma história de resiliência e coragem marcou a Dakota do Norte em 1992, quando John…