Diversos

Pais estão tirando os filhos dos assentos elevatórios muito cedo; entenda de uma vez os riscos

Muitos pais têm retirado seus filhos do assento elevatório do carro antes do momento ideal, colocando em risco a segurança das crianças.

Um estudo recente realizado pela Safe Kids Worldwide revelou que quatro em cada cinco pais cometem esse erro, o que aumenta significativamente as chances de ferimentos graves em caso de acidentes.

O uso adequado do assento elevatório é crucial para garantir que o cinto de segurança seja ajustado corretamente no corpo da criança, protegendo-a de forma eficaz em qualquer situação de risco.

O principal objetivo do assento elevatório é garantir que a criança fique em uma altura adequada para que o cinto de segurança passe corretamente sobre os quadris, peito e ombros.

Dessa maneira, o cinto absorve o impacto em casos de frenagem brusca ou colisão, prevenindo que a criança sofra ferimentos graves.

No entanto, muitos pais subestimam a importância desse ajuste e retiram o assento cedo demais, acreditando que seus filhos já podem usar o cinto de segurança como adultos.

Torine Creppy, presidente da Safe Kids Worldwide, destaca que “assentos elevatórios salvam vidas e previnem ferimentos sérios, mas só funcionam se forem usados corretamente”.

Leia tambémBarbara Borges faz desabafo DESTRUIDOR após documentário sobre as Paquitas: ‘Xuxa é cega e egocêntrica’

Segundo Creppy, um dos maiores problemas é que muitos cuidadores não verificam se a criança está pronta para deixar o assento antes de fazer a transição para o cinto de segurança tradicional.

A legislação brasileira exige o uso do assento de elevação até os 10 anos de idade ou até que a criança atinja 1,45 metros de altura. Pesquisas mostram que o uso adequado do assento pode reduzir em até 45% o risco de ferimentos graves em comparação com o uso apenas do cinto de segurança. No entanto, o estudo revelou que muitos pais não seguem essa orientação, expondo seus filhos a perigos evitáveis.

Outro dado preocupante do estudo é que 30% dos pais admitiram que não utilizam o assento elevatório ao dirigir carros compartilhados, e muitos também relataram ter visto outros motoristas ignorando essas regras de segurança ao dar caronas para crianças.

Essas atitudes imprudentes podem ser fatais, especialmente em crianças que ainda não têm o tamanho adequado para usar o cinto de segurança sem o assento.

Para garantir que a criança está pronta para abandonar o assento elevatório, especialistas recomendam um teste simples de ajuste. A criança deve conseguir dobrar os joelhos na borda do banco, enquanto suas costas e bumbum estão bem encostados no assento.

Além disso, os pés devem tocar o chão, e o cinto de segurança precisa passar corretamente sobre os quadris ou parte superior das coxas, e sobre o peito e ombro, sem ficar no rosto ou pescoço.

Outra dúvida comum dos pais é sobre o uso de assentos com ou sem encosto. Segundo a organização Criança Segura Brasil, a escolha depende da altura e do porte da criança. O encosto pode ser benéfico para crianças menores, garantindo que fiquem corretamente posicionadas no banco.

Além disso, o encosto oferece um apoio extra para a cabeça e o pescoço, especialmente quando a criança dorme durante o trajeto, prevenindo que a cabeça caia para frente.

Leia tambémNova filmagem chocante do submersível Titan mostra GRAVIDADE DOS DANOS, com a parte frontal dele IMPLODIDA sendo revelada

Compartilhe o post com seus amigos! 😉

Gabriel Pietro

Gabriel tem 24 anos, mora em Belo Horizonte e trabalha com redação desde 2017. De lá pra cá, já escreveu em blogs de astronomia, mídia positiva, direito, viagens, animais e até moda, com mais de 10 mil textos assinados até aqui.

Recent Posts

O garoto percebeu que alguma coisa estranha estava acontecendo com sua mãe, mas, o que? Esse filme vai te prender no sofá por 90 minutos!

Alguns mistérios são capazes de prender nossa atenção e deixar a mente em constante questionamento,…

19 horas ago

Um homem comum começa a aparecer nos sonhos de pessoas que ele nem conhece neste filme genial com Nicolas Cage

Algumas histórias surpreendem pelo inesperado, e é exatamente isso que acontece em O Homem dos…

20 horas ago

Michael Schumacher é visto em público pela primeira vez em 11 anos no casamento da filha Gina

Após mais de uma década longe dos olhos do público, Michael Schumacher foi supostamente visto…

20 horas ago

5 filmes que vão mexer com o seu psicológico como você nunca sentiu antes

Alguns filmes têm o poder de ir além do entretenimento e fazer o espectador questionar…

2 dias ago