Um pai de Goiânia (GO) se tornou viral nas redes sociais após sua história de compromisso com a educação dos filhos vir à tona.
Todos os dias de semana, Luiz Mauro dos Santos percorre, de carroça, 3 km de carroça até a escola das crianças. O percurso total é de 12 km, entre as idas e vindas para deixá-los em sala de aula e buscá-los ao final do dia.
Luiz tem 57 anos e é catador de recicláveis. Em entrevista à TV Anhanguera, ele disse que seu esforço é uma “obrigação de pai” para que os pequenos possam estudar e ter um futuro diferente do dele, que cursou até o sexto ano do ensino fundamental.
Leia também: Multidão vibra muito após família inteira ser resgatada de escombros na Síria; veja o vídeo
“Espero que eles tenham um futuro melhor que o meu”, disse à emissora. “Eles gostam de ir comigo. Acho que têm [orgulho]. Eles sabem que tudo o que eu faço é para eles”, completou.
Seu trabalho não se limita à coleta de recicláveis: sempre que surge um bico, Luiz aceita o trabalho para complementar a renda em casa. “Sou tudo. Sou lavador, pamonheiro, salgadeiro”, disse.
“Tem vezes que eu trabalho domingo no carroção e sábado na carroça, para aumentar o dinheiro. Temos que pagar internet, água, luz, não deixar falta nada”, complementou.
Segundo Jessica Moreira, filha de 11 anos de Luiz, o pai a incentiva sempre que pode e a ensina sobre a importância da educação para seu futuro enquanto pessoa e profissional.
“Ele diz para nunca desistirmos dos nossos estudos”, contou Jéssica, que está no sexto ano e sonha terminar os estudos.
Já Lucas, o filho do meio, de 10 anos, contou à reportagem que sua matéria favorita é ciências. Quando não está na escola, ele afirmou que adora ajudar nas tarefas dos irmãos.
“Gosto de ajudar meus irmãos a fazer tarefa, de brincar, jogar, ir para escola”, disse.
A caçula, Quézia, de 8 anos, confidencia o mesmo que os irmãos: sonha em poder se formar e dar orgulho ao papai. “Eu imagino eu sendo um professora”, projetou.
Apesar da rotina cansativa, Luiz disse que no final do dia de trabalho se sente feliz, com o sentimento de que está ajudando os filhos. “Mais um dia cumprido, de noite eu durmo com o coração bom. Feliz que estou ajudando meus filhos”.
Leia também: Violência doméstica: Lea Maria e Juliano Gaspar faziam shows de stand-up juntos há 5 anos antes de caso vir à tona
Compartilhe o post com seus amigos! 😉
Fonte: Pais & Filhos