Não é sem causa que o filme “Padre Johnny” conquistou o coração dos brasileiros. Rapidamente, o drama polonês escalou para o Top 10 do streaming, tornando-o um dos mais populares da Netflix.
O que poucos sabem, contudo, é que se trata de filme embasado em uma história real. A narrrativa gira em torno de um ex-detento condenado a prestar serviços comunitários que faz amizade com um padre e, a partir desse vínculo, tem sua vida totalmente transformada.
O filme foi produzido na Polônia e sua inpiração se deu por fatos ocorridos naquele país.
Sabemos que o protagonista, padre Johnny, é inspirado em Jan Kaczkowski. Trata-se de um padre católico que nasceu na cidade de Gdynia, na Polônia, no ano de 1977. Jan enfrentou graves problemas de saúde desde a infância, incluindo uma deficiência visual.
Durante seu trabalho na igreja, costumava visitar pacientes com câncer em hospitais, testemunhando sua aflição. Decidiu então criar um hospital móvel para cuidados paliativos, chamado “The Puck Hospice”. Após tempos de trabalho e dedicação, auxiliado por médicos, enfermeiras e um grande sacrifício pessoal, o hospital foi inaugurado em 2009.
O Padre Jan escreveu vários livros sobre sua vida, ensinando os leitores a lidar com doenças terminais e aproveitar a vida ao máximo, mesmo em face da adversidade.
Ele foi diagnosticado com um grave tumor cerebral em 2012, mas superou todas as expectativas e viveu por mais quatro anos antes de falecer em 2016.
Muitos assinantes da Netflix têm dado depoimento acerca do caráter de conscientização presente no filme, uma vez que mostra a importância dos cuidados paliativos. A história de Jan Kaczkowski é uma inspiração para todos nós.
Assistam ao trailer do filme: