A frase “Ou você afunda ou nada” é uma tradução adaptada da expressão ‘sink or swim’ atribuída a Shakespeare, que é usada para situações ou condições que as pessoas passam em suas vidas. A expressão é muito oportuna para os dias atuais, devido as circunstâncias incomuns que estamos vivenciando por causa da pandemia do novo coronavírus.
O professor Mario Sergio Cortella, em seu canal, nos traz importante reflexão acerca dessa frase de Shakespeare, fazendo alusão à linguagem popular: ‘ou senta e chora, ou levanta e enfrenta’. Nós do Portal Raízes, fizemos a transcrição de um trecho da sua fala, mas você pode assistir o vídeo na íntegra, logo abaixo. Vale muito a pena.
“No ato 4 de Shakespeare, tem uma hora em que a personagem, em frente á uma situação difícil como esta que a gente tem hoje, diz assim: ‘bom, ou afunda ou nada’, or sink or swim’. Nós estamos vivendo uma circunstância dessa, ou afunda ou nada; ou a gente se mexe, ou a gente não consegue ultrapassar as barreiras, as adversidades que temos de fazer. Alias, eu vou trazer isso, ao modo caipira […] ‘ou senta e chora, ou levanta e enfrenta. Pois bem, para enfrentar, tem que levantar. […] É preciso mudar o estado em que se estava. Levantar, exige que eu mude de estado, de posição. E mudar, dá um certo desiquilíbrio momentâneo. Você sabe disso. Mudar é complicado, mas acomodar é perecer”. Cortella. Veja abaixo o vídeo na íntegra. Vale muito a pena:
Crédito da foto de capa: Tomás Arthuzzi/Nova Escola
Todos os meses, a Netflix renova seu catálogo, trazendo novos filmes e removendo títulos que…
Alguns filmes conseguem capturar o lado mais humano de nossas experiências e, ao assisti-los, somos…
Algumas imagens têm um jeito curioso de despertar em nós diferentes percepções e até revelar…
Às vezes, um simples teste visual pode nos surpreender, trazendo à tona aspectos inesperados sobre…
A série Vermelho Carmesim chegou à Netflix e conquistou o público, entrando no top 10…
A Netflix acaba de lançar a minissérie Os Quatro da Candelária, uma produção brasileira que…