Conforme publicado pelo site GreenMe, após mais de oito anos de trabalho, os biólogos marinhos conseguiram gravar os sons emitidos por uma das baleias mais raras do planeta, a baleia franca do Pacífico.
Devido à ação dos caçadores, existem apenas 30 espécimes pertencentes a essa espécie de baleia no Pacífico.
A música
Biólogos marinhos da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA) ter registrado pela primeira vez a canção de nordpacifica direito baleia ( Eubalaena japonica ), uma das baleias mais raras no mundo. Devido à ação dos caçadores, infelizmente, apenas 30 exemplares de baleia ainda existem no Pacífico. A baleia direita se move lentamente e é fácil de caçar e, embora tenha sido uma das espécies protegidas desde 1935, a caça ilegal não parou, levando as espécies ao limiar da extinção .
Sabe-se que as baleias produzem sons, mas o canto dessa espécie nunca havia sido gravado até agora. Em 2010, os pesquisadores da NOAA notaram padrões sonoros estranhos que não conseguiam identificar e pensaram que poderia ser a baleia certa.
Oito anos de gravações ocorreram em cinco áreas diferentes ao largo da costa sudoeste do Alasca, para tentar captar o canto da baleia direita. Em 2017, finalmente, o ponto de virada. Os pesquisadores conseguiram ouvir uma das baleias em tempo real dos gravadores colocados nas bóias. A bióloga marinha Jessica Crance, que trabalhou no projeto, lembra que :
“Foi fantástico ter a confirmação de que era a música da baleia certa: era um macho para cantar” Provavelmente os machos cantam para tentar atrair uma fêmea:
“Com apenas 30 animais, encontrar um parceiro deve ser difícil”, continuou Crance.
Confira o canto: