Publicado originalmente em Aleteia
Como seres humanos, estamos constantemente nos comunicando uns com os outros, estando ou não conscientes disso. Mesmo sem falar uma palavra, podemos transmitir o que pensamos e sentimos.
Nós transmitimos continuamente uma mensagem através de nossa presença física, nossa aparência, nossas expressões faciais, a maneira como nos vestimos e nossa postura.
A linguagem corporal às vezes tem um impacto ainda maior do que nossas palavras, por causa de todas as informações visuais que fornecemos, muitas vezes inconscientemente.
Entre as várias partes do nosso corpo, fica claro que nosso rosto tem uma capacidade especialmente grande de expressão; nossos olhos, nossa boca etc., são comunicadores poderosos, quer seja quando sorrimos, franzimos a testa, olhamos para o outro lado etc.
Entretanto, todo o nosso corpo está envolvido na comunicação, e precisamos prestar atenção nisso. Trabalhar para controlar nossa linguagem corporal nos ajuda a ter consciência das mensagens que transmitimos ao longo do dia.
É particularmente importante estar ciente de nossa linguagem corporal quando estamos lidando com outras pessoas.
Se o que alguém expressa através da linguagem corporal contradiz o que se afirma com as palavras, envia-se uma mensagem confusa para a pessoa com quem está falando.
Por exemplo, se uma pessoa tem um currículo excelente, mas vai para uma entrevista de trabalho com aparência desleixada, isso pode transmitir uma falta de interesse por esse trabalho, ou falta de autoestima, entre outras coisas. Prestar atenção aos detalhes é importante para uma boa comunicação.
Embora existam muitos estudos sobre a linguagem corporal, é importante entender que não podemos analisar gestos específicos de maneira única, universal e definitiva.
Um bocejo pode ser um sintoma de tédio, mas também pode refletir uma sensação de fome ou indicar que a pessoa não dormiu bem na noite anterior. Colocar as coisas em seu contexto apropriado é importante se quisermos evitar tirar conclusões apressadas de determinados gestos.
Realmente conhecer uma pessoa e aprender a entender as nuances de sua linguagem corporal é um longo processo que requer tempo e horas de conversa, observação e atividades compartilhadas.
Alguns dos elementos mais comuns da linguagem corporal:
O sorriso: não há nada melhor que um sorriso natural para comunicar uma mensagem positiva.
O andar: a maneira como uma pessoa anda diz muito. Boa postura e cabeça erguida mostram confiança e segurança.
A postura: boa postura, como ficar em pé, transmite caráter e convicção. Posturas corretas e serenas sempre dão a impressão de uma pessoa que se sente confortável consigo mesma e com as pessoas com quem lida.
Atitude segura: se você quer se expressar como uma pessoa segura através da linguagem corporal, além de manter uma boa postura, como mencionado acima, evite levar a mão ao rosto ou nariz enquanto fala.
Seu olhar: é importante olhar a outra pessoa nos olhos, manter contato visual e demonstrar interesse pela conversa.
É bom trabalhar constantemente nossa linguagem corporal para transmitir adequadamente a mensagem que queremos comunicar aos outros. Se trabalharmos em nossa linguagem corporal, nos tornaremos cada vez mais conscientes, com o tempo, do quanto isso diz às pessoas sobre nós. Nosso corpo reflete fielmente o que está acontecendo dentro de nossos corações e mentes. É um espelho de nossas almas.