Você já ouviu falar no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, ou simplesmente CADÚNICO? Se não, é hora de conhecer essa ferramenta incrível que desempenha um papel fundamental na promoção da justiça social em nosso país.
O Cadastro Único é um registro que reúne informações de famílias brasileiras em situação de baixa renda. Ele serve como uma espécie de “porta de entrada” para diversos programas sociais, ajudando o governo a identificar quem realmente precisa de assistência.
Imagine que o CADÚNICO é como uma lente de aumento para enxergarmos melhor as necessidades das famílias em nosso país. Com base nas informações fornecidas, o governo pode direcionar recursos e programas específicos, como o Bolsa Família, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o Minha Casa Minha Vida, para aqueles que realmente precisam.
O processo de cadastro pode variar de acordo com o município, mas geralmente envolve uma visita a um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou a postos de atendimento da prefeitura. Lá, as famílias fornecem dados sobre renda, composição familiar, condições de moradia, entre outros.
Agora que você sabe o que é o CADÚNICO, pode ajudar a divulgar essa informação crucial para amigos e familiares que podem se beneficiar desses programas sociais. Juntos, podemos contribuir para uma sociedade mais justa e inclusiva.
Lays dos Santos Vilela é advogada atuante em Goiânia – GO e possuio graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC/GO), com a devida aprovação no Exame de Ordem; Participações ativa em Palestras, Congressos, Seminários, Cursos e afins, principalmente nas áreas de Direito Previdenciário, Trabalhista e Consumidor; Membro das Comissões de Direito Trabalho, Previdenciário e de Combate ao Exercício Ilegal da Profissão e da Captação de Clientela; Advogada autônoma.