Quando se trata da covid-19, sabemos que ela pode ser assintomática ou sintomática. Quando nenhum sintoma se manifesta, apenas o real e diligente distanciamento social é a solução para o evitar o contágio e a disseminação da doença.
Contudo, quando ela manifesta sintomas, devemos estar atentos, porque a atenção a esses sintomas pode salvar a nossa própria vida e a vida de terceiros.
No Brasil, os sintomas mais recorrents são: dor de cabeça, febre alta, perda de olfato e paladar. É o que aponta uma pesquisa brasileira, ainda não publicada, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e outras instituições brasileiras, trazedo uma lista de 11 sintomas mais frequentes em pacientes com o novo coronavírus.
Os pesquisadores são responsáveis pela EpiCovid, o maior estudo sobre a prevalência da doença no país. Foram testadas 31.869 pessoas de 133 cidades de todos os estados brasileiros.
No topo dos sintomas estão a dor de cabeça, mudança no olfato ou paladar, febre, tosse e dor no corpo. Veja, logo abaixo, a tabela:
Segundo publicado pelo G1, para a epidemiologista e pneumologista Ana Menezes, da UFPel, a relação entre a alta frequência de mudanças no olfato ou paladar e a presença dos anticorpos torna esse sintoma muito importante no diagnóstico da Covid-19.
Imagem de Natural Herbs Clinic por Pixabay
Você já conhece a nossa página no Facebook e no Instagram? Venha conosco!
Novidade!! Faça parte do nosso grupo no Telegram:
Um fenômeno solar de grande intensidade pode ocorrer em breve: o superflare, uma explosão energética…
Uma cena no mínimo inusitada aconteceu em um bar de Curitiba na última sexta-feira (13),…
Dezembro chegou, e com ele aquele clima de reflexão sobre o ano que passou e…
Dezembro chegou com aquele clima de férias, e nada melhor do que aproveitar para maratonar…
Imagine abrir um depósito e dar de cara com fitas inéditas de Michael Jackson?! Foi…
Amanda Levi, 23, e Hannah Knoppel, 21, pegaram seus pais de surpresa ao revelar, juntas,…