Nos últimos meses, vários ‘haters’ da internet criticaram a escolha de Brendan Fraser em um papel que supostamente “não corresponderia a ele”, já que o ator usou próteses para encarnar seu personagem.
Brendan Fraser é sem dúvida um dos candidatos favoritos ao Oscar de Melhor Ator deste ano, já que todos os sortudos que viram ‘A Baleia’ se emocionaram com a atuação sensível do ator, que passou anos afastado da indústria cinematográfica.
No entanto, apesar dos inúmeros elogios e aplausos, uma onda de críticas minoritárias também foi captada pela imprensa contra seu polêmico personagem, dando a crer que o ator não seria o “mais correto para o papel”.
“Ele não é gay nem pesa 300 quilos”, foi um dos comentários mais compartilhados nas redes sociais.
A história de A Baleia, dirigida por Darren Aronofsky, segue Charlie, um homem gay com obesidade mórbida.
Ao longo de sua vida ele sofreu uma série de perdas, o que o levou a desenvolver uma profunda depressão regrada a fast food, agravada por suas tendências suicidas de comer em excesso a ponto de seu coração se tornar uma bomba-relógio após a deterioração de sua saúde, algo que apenas sua filha, Ellie (Sadie Sink), poderia lhe ajudar.
Dada a premissa, o ator Guy Branum, conversou com o portal Pride sobre seu aborrecimento ao saber que Brendan Fraser interpretaria Charlie, por ser um homem heterossexual e que não apresenta o mesmo corpo de seu papel. “Como um gay gordo de verdade, sinto que minha vida não precisa ser uma metáfora para a dor de outra pessoa.”
“Também tenho problemas reais com o fato de terem escalado um ator hétero que não é muito gordo e (que) usou próteses para representar a gordura no filme. Acho que permite que as pessoas falem sobre esse personagem como um objeto de uma forma que não seria possível se fosse uma pessoa gorda de verdade que você tivesse que olhar em seus olhos.”
Pouco depois, outro ator levantou a voz contra Brendan Fraser por não considerá-lo adequado para The Whale. Desta vez foi Daniel Franzese, conhecido por sua participação em Meninas Malvadas, quem garantiu à revista People em 2022 que a produção de Aronofsky seria uma oportunidade única para um ator “à altura”, não Fraser.
“Finalmente ter a chance de participar de um filme de prestígio que poderia ser indicado a um prêmio, onde histórias são contadas sobre pessoas que se parecem conosco? Esse é o sonho. Então, quando eles vão e escolhem alguém como Brendan Fraser, eu e os outros homens queer e gordos, nós pensamos, ‘O que…?’ Não aguentamos!”.
No entanto, e apesar das críticas das redes sociais e dos atores, a estrela de A Múmia não se intimidou com as críticas e respondeu educadamente quando questionado sobre isso:
“Não sou um homem magro e não sei qual é a métrica para qualificar para este papel. Eu só sei que tive que fazer uma performance o mais honesta possível”, disse ele no Festival de Cinema de Londres no ano passado.
A entrega do Oscar acontecerá no dia 12 de março, onde finalmente saberemos se Brendan Fraser será o grande vencedor por seu trabalho em A Baleia.
Fonte: Upsocl