No último trimestre de 2016 foi publicado, em Portugal, o livro “Odisséia da Alma”, do jovem poeta Moçambicano Morgado Mbalate.
A Revista Pazes transcreve, abaixo, a nota de apresentação do livro, escrita por Nara Rúbia Ribeir.
“Sei que me pediste um prefácio, mas nenhum escrito pode ser tão suspeito quanto um prefácio. Raramente leio algum. Quem o escreve vê-se na obrigação de cotejar a obra, de defende-la, de fazer com que ela se apresente desta ou daquela forma ao leitor.
Para isso, é necessário que o prefaciador seja hábil delineador de conceitos, profundo conhecedor de teorias literárias e que se sinta autoridade no assunto abordado. Esse não é o meu caso. Sou apenas uma mulher com poucos saberes, muitas incertezas e fartas indagações. Alguém que busca na poesia a brisa fresca que acaricia a face em meio à tempestade dos dias.
Manoel foi mestre maior na impossível arte de “voar fora da asa”. Dos versos de Manoel, brotavam lagartos e sapos. Bernardo reinava absoluto no semear das rãs. Trapos, ciscos, insignificâncias diversas adquiram a altivez dos mais caros tesouros, na glória tecida pelo poeta que preferia os passarinhos aos Senadores.
Vejo a tua tendência de ser um aprendiz de Manoel. E quem é que não gostaria de ser seu aluno e percorrer, nas trilhas na alma, os brejos, a calma, a traquinagem daquele eterno menino?
Deixo, então, a ti, não um prefácio, mas uma rogativa. Que dos seus versos floresçam sempre o melhor que há em ti. Que te encontres a cada dia em cada poema, em cada inspiração, em cada novo encantamento.
Que as agruras do teu povo sejam inspiração para um sempre novo e maior poema. Que nenhum obstáculo interior te impeçam de sentir a poesia, de viver em poesia, de transcender o concreto e de mergulhar na lógica abstrata que norteia o seu mundo.
Que “Odisseia da Alma” seja o primeiro de muitos livros. Que seja o primeiro marco de uma vida entregue e dedicada à escrita. E que, ao presenteares o mundo com o melhor de ti, a vida a ti reserve uma porção redobrada, transbordante e abastada de poesia.
Nara Rúbia Ribeiro”
Para conhecer um pouco mais da biografia e ler poemas de Morgado, clicar AQUI.
Todos os meses, a Netflix renova seu catálogo, trazendo novos filmes e removendo títulos que…
Alguns filmes conseguem capturar o lado mais humano de nossas experiências e, ao assisti-los, somos…
Algumas imagens têm um jeito curioso de despertar em nós diferentes percepções e até revelar…
Às vezes, um simples teste visual pode nos surpreender, trazendo à tona aspectos inesperados sobre…
A série Vermelho Carmesim chegou à Netflix e conquistou o público, entrando no top 10…
A Netflix acaba de lançar a minissérie Os Quatro da Candelária, uma produção brasileira que…