O Ministério da Defesa autorizou o envio das Forças Armadas para atuar na região serrana do Rio de Janeiro, após Petrópolis ser atingida por tempestades desde a última terça-feira (15). O decreto foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (17). As chuvas, deslizamentos e enchentes já mataram ao menos 100 pessoas no local.
A portaria que autoriza a atuação das tropas na região está publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira. O ato detalha as atribuições dos três comandos – Marinha, Aeronáutica e Exército – na ação, que atuarão em conjunto com base na estrutura do Comando Militar do Leste (Exército Brasileiro).
O documento diz que a “autorização do emprego temporário e episódico de meios das Forças Armadas” ocorre em razão do “prejuízo de vidas humanas e bens materiais” provocado pela tragédia.
Os comandantes das três forças devem indicar representantes para compor o Estado-Maior do Comando Conjunto. Quando necessário, também devem informar a necessidade de recursos financeiros para o planejamento e execução de ações.
A Marinha e a Aeronáutica terão a responsabilidade de disponibilizar recursos operacionais e logísticos para o auxílio das operações na cidade. O Exército deve atuar no apoio à Defesa Civil, em coordenação com órgãos municipais, e solicitar recursos operacionais e pessoal especializado da Marinha e da Aeronáutica.
Quem quiser e puder ajudar as vítimas, segue abaixo informações para doação:
Band, Cufa e FNA organizam doações para PetrópolisDOAÇÕES:
Pix: [email protected]
Site: https://www.maesdafavela.com.br/doar
Paypal: [email protected]
Vakinha: https://vaka.me/2593769
Para maiores informações, clique Aqui.
Fontes: R7 e Istoé dinheiro