Segundo noticiado pelo site G1, dois mil voluntários serão selecionados em SP e no RJ e serão vacinados nas próximas três semanas. Todos eles serão acompanhados pelo prazo de um ano, de sorte a avaliar os resultados da imunização contra o coronavírus.
O primeiro lote das vacinas já chegou ao Brasil e está acondicionado em temperaturas negativas:
“A vacina está congelada, ela já está chegando para a gente operacionalizar. Parte já chegou e fica em congelamento de onde a gente vai tirando, progressivamente, com a necessidade da demanda”, disse o pesquisador do grupo que testará a vacina ChAdOx1 no Rio de Janeiro.
O Brasil é o primeiro país fora do Reino Unido que vai começar a testar a eficácia da imunização contra o Sars-CoV-2.
No Rio de Janeiro, os testes em mil voluntários serão feitos pela Rede D’Or São Luiz, com custo de cerca de R$ 5 milhões bancados pela Rede e sob coordenação do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (Idor).
Em São Paulo, os testes em outros mil voluntários serão conduzidos pelo Centro de Referência para Imunológicos Especiais (Crie) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), com financiamento da Fundação Lemann.
A triagem de voluntários será iniciada na próxima semana e os os escolhidos serão submetidos a testes para confirmar que não foram infectados pela Covid-19 para só então poder seguir com o experimento.
Neste momento, serão vacinados os profissionais da saúde – que estão em maior contato com pacientes infectados – que têm a prioridade para os testes, afirmam os pesquisadores. A Unifesp especificou por meio de um comunicado, que motoristas de ambulâncias, seguranças que trabalhem em hospitais e agentes de limpeza de hospitais também poderão se inscrever.
No Rio de Janeiro, voluntários que façam parte do público-alvo da pesquisa devem procurar o Idor e perguntar sobre como participar do experimento. Em São Paulo, a seleção está a cargo do Crie, da Unifesp.
Para mais informações, leia a matéria completa no site G1
Venha conosco para nossas páginas no Facebook e Instragram.
A Revista Pazes apoia as medidas
de isolamento social para conter o avanço do novo coronavírus.
#FiqueEmCasa #SeSairUseMáscara