‘Livros são o remédio que cura ignorância’, afirma o garoto prodígio das redes socias

Adriel Oliveira tem apenas 12 anos, é de Salvador-BA, e já tem muito a ensinar. Para ele, “livros são o remédio que cura a ignorância”.

O lema é incentivar a leitura.Para isso, ele criou o projeto “Livros do Drii”. Trata-se de um perfil no Instagram no qual ele compartilha resenhas literárias e indicar títulos.

O projeto já conta hoje com mais de 700 mil seguidores.

Seu livro predileto é o clássico “O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry:
“Gosto muito desse livro por conta do ensinamento que ele traz. Ele passa a mensagem de que as crianças não devem querer crescer tão rapidamente, porque uma vez que se torna adulto, não há como voltar atrás e recuperar o tempo perdido“, mas o garoto diz ler “de tudo”, em especial, ficção.

Ele conta que a ideia do projeto nasceu por incetivo da sua prima, quando ele tinha apenas 9 anos de idade:
“A ideia surgiu quando eu tinha 9 anos, por incentivo de uma prima. Ela gosta muito de ler e tem um perfil no Instagram em que compartilha resenhas de livros. Quando soube, fiquei tentado a fazer o mesmo”.

Seu projeto ganhou maior projeção após receber uma mensagem racista, no Instagram. A pessoa, não identificada, disse que “preto não deveria estar lendo”.

View this post on Instagram

Você sabe o que é uma ressaca literária? Sabe como se livrar dela? Primeiramente, o que é a ressaca literária. Ressaca literária é quando você leu um livro muito bom (ou muito ruim), e você não está conseguindo superar ele, então, você não consegue ler nada, a não ser que você leia um livro muito melhor que o anterior, aí sim conseguirá sair. Eu, como um leitor que já tive várias decepções literárias, várias desilusões e várias expectativas não alcançadas, já fiquei várias vezes de ressaca literária, então, sei muito bem como é ficar sem ler por um tempo, e é uma experiência horrível, porque você quer ler, mas não está conseguindo por conta da ressaca! Tem pessoas que mesmo tendo força de vontade, tentando ler vários livros e não conseguindo sair da ressaca. Isso acontece porque as vezes você ainda não superou um livro 100%, e na sua cabeça nenhum livro vai conseguir ser melhor do que aquele livro que você leu, por isso você fica com aquele bloqueio mental de não conseguir ler. Já tentou se abrir a outros universos? Para combater essa ressaca tente pensar que irá conseguir ler livros melhores, que tem livros melhores, e daí você vai conseguir se abrir a outros livros novamente (falo por experiência própria). As vezes as pessoas acham que só porque aquele livro foi maravilhoso, foi surpreendente, e até superou as expectativas, não vai ter nenhum livro melhor que aquele, mas, tentando se abrir a mundos novos, irá se surpreender! Quer saber de uma coisa que também afeta muito no seu hábito de leitura? O seu tempo de uso no celular. O celular interfere muito em muitas coisas, porque mesmo a gente não querendo passar muito tempo nele, acabamos que passamos muito tempo nele, então o celular a o principal causador de falta de hábito não só de leitura, mas também de várias outras coisas. Tentem ficar menos paralisados em frente a uma tela de celular, e fiquem mais em um livro! Como eu sempre digo: “Os livros são o remédio que cura o ignorância”. Por isso deixo essas três indicações para vocês saírem da ressaca, não prometo, mas provavelmente eles vão lhe tirar dela!❤️

A post shared by Adriel, um normal… (@livrosdodrii) on


No que Adriel respondeu à altura:
Aprende a escrever, cara. Isso não é um insulto, e sim um conselho. Em pleno século 21, as pessoas ainda são racistas? Atualizem-se. Esse tipo de coisa não me abala. Aliás, tenho orgulho de ser negro

Essa resposta viralizou nas redes sociais e fez com que Adriel se dedicasse ainda mais ao tema racismo.

Siga em frente, Adriel! Você já é um grande humanista. Prossiga em sua missão e conte conosco, aqui na Pazes.

Fonte: R7






Uma revista a todos aqueles que acreditam que a verdadeira paz é plural. Àqueles que desejam Pazes!