22 de junho
“Eis o que experimentamos quando entramos em contato com a beleza: o maravilhamento, um súbito deleite, o desejo, o amor e uma alegre excitação.” Plotino
Plotino foi um dos principais filósofos de língua grega do mundo antigo. Sua filosofia fora denominada, no século passado, como neoplatônica e veio a influenciar e inspirar metafísicos e místicos pagãos, islâmicos, judaicos, cristãos e gnósticos.
O canal Nova Acrópole apresentou uma interessante palestra sobre esse importante filósofo e, como “Degustação Filosófica”, apresentou-nos um pequenino vídeo em que a palestrante, Manoela Bittar, fale de um trecho de sua obra em que ele compara a nossa alma a um maestro no centro de uma circunferência, à sua volta, estamos nós, em forma de coral. Acompanhe o raciocínio:
Caso queira assistir a palestra completa, está no vídeo abaixo. Vale a pena conhecer um tanto mais sobre o pensamento desse filósofo.
Nos dias de hoje, vele que apreciemos cada dia mais a nossa alma, em sua regência. Aquilo que ela, e somente ela, harmoniza e suaviza, mostrando-nos a beleza dos sons entrecortados de silêncios.
Bons sonhos e linda noite a todos!
Foto via Pixabay
Nara Rúbia Ribeiro