Jovem com 3 transplantes de coração vira alvo de deboche em vídeo de estudantes de medicina e caso revolta internet

O que era para ser um relato sensível e inspirador sobre superação virou motivo de revolta nas redes sociais.

A indignação veio após a família de Vitória Chaves da Silva, de 26 anos, tomar conhecimento de um vídeo publicado por duas estudantes de medicina, que ironizam o fato de a jovem ter passado por três transplantes de coração.

A gravação, publicada no TikTok, causou tanta repercussão que gerou uma denúncia formal ao Ministério Público e um boletim de ocorrência por parte dos familiares da jovem.

revistapazes.com - Jovem com 3 transplantes de coração vira alvo de deboche em vídeo de estudantes de medicina e caso revolta internet

Vitória enfrentava uma rara e grave cardiopatia congênita chamada Anomalia de Ebstein desde o nascimento. Em 2005, com apenas 5 anos, ela passou por seu primeiro transplante de coração.

O segundo veio dez anos depois, quando seu órgão já apresentava falência. E, em 2024, ela precisou do terceiro transplante, além de ter recebido um rim em 2023. Após quase dois anos na UTI do Incor, em São Paulo, ela faleceu em fevereiro de 2025.

A polêmica começou com um vídeo em que duas alunas — Gabrielli Farias de Souza e Thaís Caldeiras Soares Foffano — relatam, de forma debochada, o caso de uma paciente que havia recebido três corações e um rim.

revistapazes.com - Jovem com 3 transplantes de coração vira alvo de deboche em vídeo de estudantes de medicina e caso revolta internet

Leia tambémBill Gates recomenda estes 6 cursos para estudar em 2025, de olho em ótimas remunerações

Sem citar nomes, mas com detalhes suficientes para que o caso de Vitória fosse identificado, elas afirmam que um dos transplantes foi mal-sucedido por “erro da própria paciente”, que teria deixado de tomar os medicamentos necessários.

A família contesta duramente essa versão. Segundo Giovana Chaves, irmã de Vitória, a falha no segundo transplante foi causada por uma complicação médica conhecida como doença do enxerto, uma condição reconhecida e comum em transplantes.

“Temos o testemunho da médica que cuidou da minha irmã por 22 anos”, reforçou Giovana.

O vídeo, que foi apagado depois da repercussão, foi identificado por um amigo da família que vive na Holanda. Ele reconheceu o caso e compartilhou com os parentes, que desde então vêm buscando uma reparação pública.

revistapazes.com - Jovem com 3 transplantes de coração vira alvo de deboche em vídeo de estudantes de medicina e caso revolta internet

“As duas nunca sequer conheceram a minha irmã. Estão espalhando uma história distorcida e cruel que gerou ainda mais sofrimento para a nossa família”, desabafou Giovana.

As estudantes fizeram um estágio de curta duração no Incor, mas não participaram diretamente do caso de Vitória. Em nota, a Faculdade de Medicina da USP declarou que repudia qualquer tipo de conduta desrespeitosa em relação a pacientes e reforçou seu compromisso com a ética. A Secretaria da Segurança Pública confirmou que o caso está sendo investigado como injúria.

Para além da dor da perda, a família agora enfrenta a exposição pública e as críticas injustas alimentadas pela desinformação. A exigência é clara: retratação das responsáveis, em vídeo, reconhecendo o erro e corrigindo as alegações.

revistapazes.com - Jovem com 3 transplantes de coração vira alvo de deboche em vídeo de estudantes de medicina e caso revolta internet

“Ela passou a vida inteira lutando para viver. Não é justo que agora tenham transformado essa história em motivo de piada”, afirmou a irmã.

Vitória sonhava em ser médica. Em 2019, mesmo debilitada e hospitalizada, fez questão de comparecer à prova do Enem. Seu objetivo era cursar medicina e se especializar em cardiologia pediátrica.

Queria cuidar de outras crianças como ela. Mesmo enfrentando internações prolongadas, cirurgias de alto risco e rejeições sucessivas, manteve o sonho vivo até o fim. Agora, quem luta por ela é a própria família, em nome do respeito que sua história merece.

Leia tambémAssista antes que seja tarde: 5 filmes na Netflix que saem do catálogo nos próximos dias

Compartilhe o post com seus amigos! 😉






Gabriel tem 24 anos, mora em Belo Horizonte e trabalha com redação desde 2017. De lá pra cá, já escreveu em blogs de astronomia, mídia positiva, direito, viagens, animais e até moda, com mais de 10 mil textos assinados até aqui.