Islândia inaugura uma usina de energia que é capaz e DESpoluir o ar

A inteligência humana dissociada da sabeoria e do bom senso, causou mtos males ao planeta. Mas essa mesma inteliência, agora assoaciada ao senso humanitário e na busca do bem comum, pode reverter as mudanças climáticas.

Segunto noticiado pela revista Nation, foi criada, na Islândia, uma usina capaz de capturar CO2 e transformá-lo em mineral sólido, impedindo a sua liberação na atmosfera.

A empresa responsável pelo projeto é a CarbFix2, localizada em Hellisheidi, Islândia, e a sua intenção maior, para a qual está voltada a sua tecnologia,é a redução da quantidade de poluentes que existem atualmente no ar.

Segundo uma das empresas que faz parte deste projeto, a Climeworks, é preciso eliminar o carbono poluente para atingir os objetivos de sustentabilidade. Graças à sua nova tecnologia na fábrica da Islândia, que opera sem emissões para a atmosfera, despertou o interesse de governos e empresários. Segundo a Climeworks, é uma alternativa segura, economicamente viável e escalonável.

Como é o processo?
Primeiro, os módulos de tecnologia capturam dióxido de carbono e sulfeto de hidrogênio do próprio meio ambiente. Em seguida, estes são diluídos em água e enviados a mais de 700 metros de profundidade onde, graças às rochas basálticas do local, ocorre um fenômeno pelo qual se transformam em um mineral sólido onde esses gases são armazenados permanentemente.
revistapazes.com - Islândia inaugura uma usina de energia que é capaz e DESpoluir o ar
O processo realizado pela usina é baseado em um fenômeno natural que é acelerado graças a um filtro criado pela Climeworks. Dessa forma, é possível realizar o processo natural de mineralização da terra, que levaria séculos, em menos de dois anos.

A capacidade dessa projeto é transformar 900 toneladas de CO2 anualmente.

A planta da Islândia é a primeira do gênero, e é p marco inicial de diversos projetos. Para isso, só precisam encontrar formações rochosas semelhantes para realizá-lo.

Crédito imagens: divulgação
Fonte: Nation






Uma revista a todos aqueles que acreditam que a verdadeira paz é plural. Àqueles que desejam Pazes!