Diversos

Inventor de 25 anos cria barco capaz de reciclar 80 mil toneladas de lixo dos oceanos

O inventor Boyan Slat era apenas um adolescente quando iniciou o desenvolvimento de um dispositivo de limpeza que ele prometeu ser capaz de limpar os oceanos, já tão contaminados pela poluição humana.

Natural da Holanda, o jovem criou o ‘System One’, uma bugiganga que consegue remover 80 mil toneladas de plástico e outros detritos sintéticos todos os anos.

Sua iniciativa foi batizada de Ocean Cleanup (“Limpeza Oceânica”, em tradução livre), que possui uma embarcação que opera como uma barreira, aproveitando as correntes marítimas para bloquear os resíduos descartados incorretamente.

O System One hoje atua na costa do Haiti e da Califórnia, área de grande concentração de objetos de plástico (1 trilhão de detritos). Até aqui, o projeto de Boyan conta com o apoio acadêmico, político e científico de 100 personalidades, em sua maioria, pesquisadores e ambientalistas.

Em cinco anos, o inventor holandês de 25 já ajudou a remover dezenas de milhares de tonelada de detritos plásticos do Oceano Atlântico. Recentemente, ele divulgou que está trabalhando em outra embarcação, só que desta vez para limpar rios.

Batizado de ‘Interceptor’, o dispositivo aquático movido a energia solar é capaz de coletar 110 toneladas de lixo por dia, trazendo todos os resíduos para a terra firme, onde poderão ser reciclados por terceiros.

O sonho de Boyan é replicar o barco em grande quantidade, podendo limpar dezenas de rios ao mesmo tempo até 2025.

Até aqui, ele tem focado na despoluição do rio Kelang, na Malásia, e nos esgotos de Cengkareng, em Jakarta, na Indonésia.

Leia também: Milhões de pessoas vão enfrentar a fome na América Latina até 2030, diz ONU alimentar até o ano de 2030

“Nossa equipe permaneceu firme em sua determinação de resolver imensos desafios técnicos para chegar a esse ponto”, disse.

Leia tambémThales Bretas se despede do marido, Paulo Gustavo: ‘Nossa caminhada tinha tudo pra ser longa!; sempre te amarei’

“Embora ainda tenhamos muito mais trabalho a fazer, sou eternamente grato pelo comprometimento e dedicação da equipe à missão e espero continuar com a próxima fase de desenvolvimento”, concluiu.

Compartilhe o post com seus amigos! 😉

Gabriel Pietro

Gabriel tem 24 anos, mora em Belo Horizonte e trabalha com redação desde 2017. De lá pra cá, já escreveu em blogs de astronomia, mídia positiva, direito, viagens, animais e até moda, com mais de 10 mil textos assinados até aqui.

Recent Posts

O maior avião totalmente elétrico já construído está prestes a decolar e vai mudar o futuro das viagens aéreas para sempre

A Heart Aerospace, uma startup sueca dedicada à inovação no setor de aviação, deu um…

1 dia ago

A razão perturbadora pela qual ver este avião voando acima de você pode significar que você tem apenas minutos de vida

Em um mundo de tensões políticas e incertezas, algumas tecnologias se destacam não apenas pela…

2 dias ago

Ecranoplano, um dos aviões mais exóticos do mundo e maior que o Boeing 747, foi abandonado na praia

Na praia de Derbent, no sul da Rússia, um visitante incomum atrai olhares curiosos: um…

2 dias ago

Homem viaja 8.796 quilômetros TODA SEMANA para um país completamente diferente porque é ‘mais barato’ do que morar perto da universidade

Quando se trata de encontrar soluções criativas para desafios do dia a dia, Guangli Xu,…

2 dias ago

Drama imperdível baseado em escândalo farmacêutico real já foi visto por 110 milhões de assinantes na Netflix – confira o trailer!

Poucos temas são tão urgentes quanto a crise de opioides que impactou milhões de pessoas…

2 dias ago

O filme na Netflix que é um corte no tempo e transforma caos em uma aula de história épica

Não é todo dia que um filme consegue unir ação de tirar o fôlego com…

2 dias ago