Diversos

Há 40 anos, Xuxa recebia ‘puxão de orelha’ de general que ‘reprovou’ sua minissaia no vestibular

23 e 24 de junho de 1982: naquelas tardes ensolaradas e calorentas do Rio de Janeiro, Xuxa Meneghel, então com 19 anos, foi até o pavilhão Santos Dumont, da Universidade Gama Filho, para fazer as provas do vestibular da instituição, localizada na zona norte da capital fluminense.

A futura apresentadora de TV e outros 1700 estudantes disputavam as vagas de ingresso imediato na universidade, mas Xuxa acabando roubando a cena antes e durante a aplicação dos exames por conta de seu look.

Naquela época, ‘Maria da Graça Meneghel’, que ainda não tinha começado sua carreira na televisão, já era uma estrela das passarelas e campanhas publicitárias.

Até então, o plano da gaúcha de Santa Rosa era estudar Medicina Veterinária para exercer a profissão após se aposentar como modelo. Seu sonho, desde criança, era cuidar de bichos.

Leia tambémCorpo de homem, asas e cabeça de bode: imagem erguida em muro no RS viraliza na web [VIDEO]

“Estou prestando vestibular para Ciências Biológicas na Gama Filho, porque curso de Veterinária só tem na Universidade Rural (UFFRJ) e na Federal Fluminense (UFF), que ficam muito distantes da minha casa”, disse a então modelo, que morava no bairro do Grajaú.

“Cheguei a passar na Rural uma vez, mas tranquei a matrícula porque minha vida profissional não me permitiria estudar lá. Se passar na Gama Filho, vou estudar à noite e fazer tudo para conciliar meus horários. Quero me formar e, quando não precisarem mais da cara da Xuxa como agora, vou realizar meu sonho de cuidar dos bichos”.

No primeiro dia de prova, Xuxa entrou no campus da Gama Filho usando uma minissaia e causando certo rebuliço.

Como cenário de fundo, uma época de profundo conservadorismo no Brasil, que era governado por uma ditadura militar que exigia “moral e bons costumes”.

Pouco antes da aplicação da prova, o subcoordenador do vestibular, general Nilton Ferreira Freitas, viu-se no direito de pedir à gaúcha um “maior cuidado com as roupas”, pois “o tamanho e os cortes da saia estavam perturbando homens, mulheres e até os fiscais”.

Xuxa não se incomodou com a fala, e sem se sentir intimidade, voltou à prova usando uma minissaia.

“Ele comentou sobre o corte da minha minissaia, mas com educação, ponderação, pedindo que nos outros dia de prova eu usasse algo menos provocante. Eu não sabia que ele era um general, mas, na hora, bati continência”, contou a modelo, prestes a completar hoje 60 anos de idade. “Ele disse também que estava alegre de me conhecer pessoalmente. Acho que não se passou nada de mais. Eu continuo usando as minhas saias”, concluiu ela, aos risos.

Naquela tarde, Xuxa chegou para o exame em um Volkswagen Passat dirigido pelo seu irmão Vladimir, que também iria fazer vestibular para a faculdade de Economia.

Ao entrar no prédio, sem não olhar para os lados, ouviu risadas e cochichos de alguns estudantes. “Xuxa, fala comigo, não está me reconhecendo? Você está todos os dias na TV lá de casa e e hoje nem olha pra mim?”, disse um candidato mais ousado.

Direto para a sala 407, a modelo entregou aos coordenadores o cartão com a inscrição de número 3.607. Com as questões em mãos, Xuxa mergulhou na prova.

Ao sair, conversou com o jornal O Globo. “Eu vinha me saindo muito bem, mas a prova de hoje foi fogo, tive que chutar muita coisa”.

Dois dias depois, à noite, Xuxa apareceu pela primeira vez numa novela – participação especial em ‘Elas por Elas’, de Cassiano Gabus Mendes, surgindo em um sonho da personagem Ieda (Cristina Pereira), que queria muito ser modelo.

A gaúcha disse ao jornal que cinco dias depois do vestibular, viajaria para a Espanha, onde cumpriria diversos contratos de publicidade e encontraria o craque Pelé. Até então, ela e o rei do futebol já vinham aparecendo juntos em eventos, estavam namorando desde o ano anterior, mas, para o público, Xuxa ainda o chamava de “amigo especial”.

Na sexta pela manhã, saiu o resultado do vestibular da Gama Filho. Voltando de uma consulta ao dentista, Xuxa encontrou a equipe do jornal O Globo munida de um exemplar do “Jornal dos Sports”, onde, na contracapa, havia a relação dos dos candidatos aprovados.

Surpresa por ver seu nome na lista, a modelo reagiu abrindo um sorriso e dizendo: “Que barato, cara”.

Fonte: O Globo

Leia também: O outono está aqui! Confira o que promete ser tendência nessa estação

Compartilhe o post com seus amigos! 😉

Gabriel Pietro

Gabriel tem 24 anos, mora em Belo Horizonte e trabalha com redação desde 2017. De lá pra cá, já escreveu em blogs de astronomia, mídia positiva, direito, viagens, animais e até moda, com mais de 10 mil textos assinados até aqui.

Recent Posts

Maneiras de economizar na alimentação diminuindo o delivery

Confira hábitos que ajudam a poupar, sem abrir mão de refeições saborosas e práticas Em…

49 minutos ago

Cozinhando para a família: receitas para criar refeições caseiras reconfortantes

Veja como preparar pratos simples e cheios de sabor para toda a família Todo mundo…

2 dias ago

Como funciona a conversão de imagem em texto por OCR?

OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres) se tornou uma parte essencial de toda organização de larga…

2 dias ago

Acabou de chegar no streaming: Filmaço sobre catástrofe global vai te grudar na TV por 122 minutos

O clássico de 1996 Twister marcou época, e agora sua continuação, Twisters, chega ao Max,…

2 dias ago

Com só 8 episódios, essa minissérie cheia de reviravoltas vai te tirar o fôlego

Para quem gosta de histórias intensas e imprevisíveis, Cromañon, a nova minissérie do Amazon Prime…

2 dias ago

Cientistas do Brasil criam 1ª caneta de adrenalina 100% autoinjetável – veja como funciona

Pesquisadores brasileiros deram um passo importante ao desenvolver a primeira caneta de adrenalina autoinjetável nacional.…

2 dias ago