O Google Doodle de hoje homenageia o aniversário de 71 anos do ator, comediante, dançarino e drag queen brasileiro Jorge Lafond, que nasceu Jorge Luiz Souza Lima no Rio de Janeiro, em 1952.
Desde jovem, Lafond percebeu que era gay, mas tentou esconder esse fato na adolescência. A dança sempre foi sua grande paixão, então ele estudou Balé Clássico e Dança Africana, e graduou-se em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
Seu primeiro emprego na TV foi em 1974, como dançarino do programa “Fantástico”, da Rede Globo. Lafond logo começou a aparecer em vários programas, incluindo “Viva o Gordo”, a novela “Sassaricando” e a novela “Kananga do Japão”. Com sua crescente popularidade, foi escalado para vários filmes e recebeu elogios por seus papéis em “Rio Babilônia”, “Sonhei com Você” e “Bar Esperança”.
Em 1992, Lafond começou a praticar abertamente sua arte drag no programa do SBT “A Praça é Nossa” como a personagem Vera Verão. A bem-humorada Vera colocou Jorge no centro das atenções, mas muitas vezes ele não era convidado a aparecer com toda a sua autenticidade. Muitos espaços não receberam Lafond como um homem abertamente gay que usava roupas não tradicionais.
No entanto, Jorge Lafond foi um pioneiro que introduziu uma nova representação de identidade na cultura que ajudou a quebrar as formas de pensar tradicionais e homofóbicas. Ele foi e continua sendo um modelo para outros gays na América do Sul e ao redor do mundo. Mostrou suas habilidades de dança, moda e comédia, e nunca se desculpou por estar fora das expectativas de ninguém sobre o que um artista deveria ser.
Leia também: “Nossos filhos nos esquecerão” – emocionante reflexão que falará ao coração de todas as mães
Infelizmente, Jorge Lafond sofreu com problemas de saúde: era hipertenso e tinha problemas cardíacos. Em 28 de dezembro de 2002, aos 50 anos, foi vítima de uma parada cardiorrespiratória e internado no Hospital Sepaco, na Vila Mariana, zona sul da cidade de São Paulo.
Sofreu complicações renais e chegou a fazer diálise. Infelizmente, seu fim deu-se com um infarto fulminante posterior a falência de múltiplos órgãos no dia 11 de janeiro de 2003, às 1h40 da manhã. Lafond encontra-se sepultado no Cemitério do Irajá, na Zona Norte do Rio.
Por tudo isso, o Google Doodle celebra o legado de Jorge Lafond, que quebrou barreiras e inspirou muitos a serem fiéis a quem são. Como dito pela própria Vera Verão: “Divirta-se, seja livre e enfrente a vida com muito amor e humor”.
Eis o modo de exibição do Google no dia de hoje:
Fonte: Isto é
Todos os meses, a Netflix renova seu catálogo, trazendo novos filmes e removendo títulos que…
Alguns filmes conseguem capturar o lado mais humano de nossas experiências e, ao assisti-los, somos…
Algumas imagens têm um jeito curioso de despertar em nós diferentes percepções e até revelar…
Às vezes, um simples teste visual pode nos surpreender, trazendo à tona aspectos inesperados sobre…
A série Vermelho Carmesim chegou à Netflix e conquistou o público, entrando no top 10…
A Netflix acaba de lançar a minissérie Os Quatro da Candelária, uma produção brasileira que…