Com informações de Super Interessante
Enfeitando por anos a cozinha de uma senhora que sequer fazia ideia da história por trás da pintura, o painel de Cenni di Pepo, pintado no século XIII, foi recentemente descoberto e leiloado por um valor que surpreendeu mesmo os mais familiarizados com o comércio de obras de arte: mais de 24 milhões de euros.
Cimabue, como era conhecido Cenni di Pepo, que viveu em Florença no século XIII, é conhecido por ter promovido uma série de inovações estéticas na pintura e por ser considerado um dos pioneiros daquilo que viria a constituir na Itália a pintura renascentista.
De acordo com os pesquisadores que, desde a descoberta, tem se ocupado com o estudo da obra em questão, o painel encontrado, batizado de “A Zombaria de Jesus”, fazia parte da decoração de um altar, ao lado de duas outras obras semelhantes (“A flagelação de Cristo” e “A Virgem e a Criança com Dois Anjos”).
A obra, que por pouco não foi parar no lixo, é representativa do início de um processo de ruptura com a arte bizantina que culminaria, alguns séculos mais tarde, no desenvolvimento da pintura moderna, fato que confere à obra um valor, para além de artístico, também histórico.
Saiba por que o mofo aparece nas roupas e veja dicas eficazes para eliminá-lo de…
Confira hábitos que ajudam a poupar, sem abrir mão de refeições saborosas e práticas Em…
Veja como preparar pratos simples e cheios de sabor para toda a família Todo mundo…
OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres) se tornou uma parte essencial de toda organização de larga…
O clássico de 1996 Twister marcou época, e agora sua continuação, Twisters, chega ao Max,…
Para quem gosta de histórias intensas e imprevisíveis, Cromañon, a nova minissérie do Amazon Prime…