4 filmes na Netflix que vão testar a sua capacidade crítica até o último minuto
Dentre os filmes que testam a capacidade crítica: Atlantique

Engana-se quem pensar que a Netflix possui em seu catálogo filmes apenas filmes para mero entretenimento. A maior empresa mundial de streaming também possui em seu catálogo filmes que nos levam a refletir sobre temas complexos da sociedade em que vivemos, bem como sobre diversificadas questões fulcrais da natureza humana. Tais filmes são capazes de alicerçar, instigar a nossas habilidades mentais. Sabemos que são filmes que testam a capacidade crítica

Por isso, a equipe da Revista Pazes selecionou 4 longas que atiçarão o nosso pensamento crítico até até o último minuto. Então, ajeite a poltrona, prepare a pipoca desfrute dessas benesses inseridas na biblioteca da Netflix.


1 – Carandiru

Carandiru é um filme brasileiro dirigido por Héctor Babenco e lançado em 2003. O enredo é baseado no livro Estação Carandiru, escrito pelo médico Drauzio Varella, que trabalhou na prisão de Carandiru, em São Paulo, na década de 90. O filme narra a história de um médico descrente, interpretado por Luiz Carlos Vasconcelos, que passa a trabalhar na Penitenciária de São Paulo, uma das maiores prisões do mundo, habitada por mais de 7.000 detentos.

Através das crônicas diárias do médico, o filme retrata a vida dos prisioneiros e a inumanidade do sistema prisional brasileiro. Babenco mostra relações humanas intensas dentro de um espaço tão restrito, em que os prisioneiros convivem com a violência, a doença e a morte. O clima tenso na prisão culmina em um massacre de mais de 100 detentos violentamente assassinados pela polícia, conhecido mundialmente como o caso Carandiru.

O filme é uma reflexão sobre a vida e valores humanos em um cenário tão desolador, mostrando a necessidade de repensar o sistema penitenciário do país e oferecer um tratamento mais humanizado aos detentos.
Assista ao trailer:

2 – Atlantique

Outro, dentre os filmes que testam a capacidade crítica é Atlantique. O longa tem como cenário a cidade de Dakar, no Senegal, onde Ada, uma adolescente comprometida com um homem rico, acaba se envolvendo emocionalmente com Souleimane, um pedreiro jovem e charmoso.

Insatisfeitos com os baixos salários e as más condições de trabalho, Souleimane e seus colegas se lançam em uma perigosa jornada pelo oceano, em busca de uma vida melhor, mas a viagem acaba em tragédia quando o barco em que estavam naufraga.
Assista ao trailer:

3 – Garota interrompida

O filme conta uma história que se passa em 1967. Após uma sessão com um psicanalista que nunca havia visto antes, Susanna Kaysen recebe o diagnóstico de Transtorno de Personalidade Limítrofe ou “borderline”.

Enviada para um hospital psiquiátrico, onde viveu nos dois anos seguintes, ela conhece um novo mundo, de jovens garotas sedutoras e transtornadas. Entre elas está Lisa Rowe, uma charmosa sociopata que organiza uma fuga com Susanna, Georgina e Polly, com o intuito de retomarem suas vidas.
Assista ao trailer:

4 – O tigre branco

“O tigre branco” é um filme de drama e comédia que nos leva a uma jornada pela sociedade indiana contemporânea. A história se concentra em Balram Halwai, um jovem de uma família de baixa casta que sonha em ter uma vida melhor. Ao conseguir um emprego como motorista de Ashok, um empresário rico, Balram experimenta a vida de luxo, mas também é confrontado com a corrupção e as injustiças que permeiam a sociedade indiana.

Esse longa certamente está entre os filmes que testam a capacidade crítica, pois não tem medo de expor a realidade social do país. O filme muitas vezes usa o humor ácido, o que torna as críticas ainda mais contundentes. A atuação de Adarsh Gourav como Balram é realmente impressionante, mostrando grande habilidade em passar as emoções e pensamentos do personagem.

Através de seus personagens, “O tigre branco” analisa a relação entre os diferentes níveis sociais e econômicos no país, questionando a hierarquia e as injustiças produzidas por ela. O filme é um alerta para as questões sociais que permeiam a sociedade indiana que, em dados aspectos, é similar ao Brasil.

Assista ao trailer:






Uma revista a todos aqueles que acreditam que a verdadeira paz é plural. Àqueles que desejam Pazes!