Por mais que o cinema hollywoodiano tenha a preferência nacional, não podemos nos esquecer da grande importância do cinema brasileiro. Sua história é de grande riqueza desde a primeira exibição de um filme nacional, em 1896, no Rio de Janeiro, até grandes filmes e séries da última década. Temos diversos filmes brasileiros de grande sucesso e listamos aqui alguns deles.
Podemos citar, entre as décadas de 1960 e 1970, movimentos nacionais marcantes, como foi o caso do “Cinema Novo”, que teve grande impacto social ao abordar temáticas sensíveis referentes às desigualdades sociais em nosso país.
Datam dessa época filmes considerados “obras-primas”, dentre os quais destacamos “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, de Glauber Rocha, “Vidas Secas”, de Nelson Pereira dos Santos e “Os Fuzis”, de Ruy Guerra.
Nos últimos anos, o cinema brasileiro tem obtido sucesso em âmbito internacional. “Central do Brasil”, de Walter Salles, foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e rendeu a indicação de Melhor Atriz para Fernanda Montenegro. Outro grande sucesso foi “Cidade de Deus”, de Fernando Meirelles, que é considerado um dos filmes mais importantes da história do cinema brasileiro e recebeu quatro indicações ao Oscar.
Veja também: Essas são as 5 músicas brasileiras mais tocadas no mundo até hoje
Logo abaixo, trouxemos 4 filmes brasileiros de grande sucesso e reconhecimento internacional. Confira:
1 – Central do Brasil (1998)
“Central do Brasil” é um belíssimo filme brasileiro que conta, de forma emocionante, a história de Dora, uma senhora aposentada que trabalha escrevendo cartas a pedido de pessoas analfabetas na Estação Central do Brasil, no Rio de Janeiro.
Tudo muda, contudo, quando, em um acidente, falece uma de suas clientes, deixando o filho pequeno: Josué. Diate da fatalidade, Dora reluta, mas acaba acolhendo o menino. Juntos, eles partem em busca do pai do garoto no nordeste do país. Essa convivência modificará a alma dos protagonistas, em especial de Dora, numa crescente e bela empatia criada entre os dois.
2 – Cidades de Deus (2002)
O mundo inteiro teve a oportunidade de conhecer e aplaudir Buscapé: um garoto pobre, negro e vítima do meio em que vive nas favelas do Rio de Janeiro. Observando que o crime poderia estar no seu destino, Buscapé ambiciona dar outro norte em sua vida e passa a trilhar a carreira de fotógrafo. Ele usa seu talento e sua singular visão do mundo e das coisas para registrar a realidade do lugar em que vive.
3 – Tropa de Elite (2007)
Tropa de Elite é, sem dúvida, um dos filmes mais emblemáticos dos últimos tempos. Sob a direção de José Padilha mostra, o longa mostra a tragetória do Capitão Nascimento, que lidera uma equipe dentro do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) na cidade do Rio de Janeiro.
A trama evidencia a corrupção e a violência urbana, especialmente na cidade do Rio, mostrando de forma crua e direta as consequência sociais de toda essa podridão. O resultado não poderia ser outro: o filme ganhou grande projeção e repercussão internacional, ensejando forte debate e uma das maiores bilheterias da história do cinema nacional.
O filme recebe ainda o Urso de Ouro, no Festival de Berlim. Ganhou ainda o Festival Hola Lisboa, ambos na categoria de Melhor Filme.
4 – Que Horas Ela Volta (2015)
É impossível assistir a este filme sem que, furtivamente, um cisco caia em seu olho, não é verdade? Que horas ela volta foi primeiro no exterior, no Sundance Film Festival, nos Estados Unidos. Além de ser premiado nos Estados Unidos, o filme foi premiado no Festival de Berlim, no Festival de Cinema de Lima, entre outros.
O longa conta a história de vida de uma nordestina que se muda para a grande São Paulo. Ela veio na tentativa de ofertar melhores condições de vida para a sua filha Jéssica.
Anos depois dessa mudança, Jéssica pede o apoio da mãe para ir a São Paulo prestar vestibular e acaba se hospedando na casa dos patrões. A estada de Jéssica na casa dos empregadores da mãe, contudo, não será tranquila. Ficará, lamentavelmente, evidenciada a grande tensão entre as classes sociais dela e de sua mãe, em contraposição à dos patrões.
O filme trouxe para o Brasil, além dos EUA, prêmio do Festival de Berlim, do Festival de Cinema de Lima, entre outros.