Um filhote de elefante de um ano morreu depois de perder metade da tromba após cair em uma armadilha preparada por caçadores furtivos na ilha de Sumatra, na Indonésia. Apesar dos esforços de seus cuidadores para salvar sua vida, o paquiderme morreu, segundo autoridades locais.
“Recebemos informações de que alguns vizinhos da área viram um filhote de elefante separado de seu grupo (…) Sua tromba foi ferida”, disse Agus Arianto, chefe da Agência de Conservação de Recursos Naturais de Aceh, à EFE.
Leia também: Enem 2021: tema da redação é ‘invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil’
O pequeno paquiderme de um ano ficou para trás em seu rebanho no sábado passado ao cair na armadilha em Aceh, uma região localizada no norte da ilha de Sumatra, a oeste do arquipélago indonésio.
A fêmea era um dos últimos 700 elefantes selvagens restantes na ilha de Sumatra e já estava muito fraca quando foi encontrada no dia seguinte em Alue Meuraska, um vilarejo em uma área de selva no distrito de Aceh Jaya.
Veterinários tiveram que amputar parte de seu tronco e o filhote morreu dois dias depois devido a uma infecção interna.
“Ele também tinha problemas alimentares porque não conseguia digerir bem os alimentos”, explicou Arianto por telefone.
Os caçadores furtivos matam elefantes principalmente para apreender as presas de marfim que vendem por preços lucrativos no mercado ilegal.
Em 2018, outro filhote de elefante de cerca de 7 meses também morreu em Sumatra após cair em uma armadilha para porcos selvagens e ser abandonado por seu rebanho.
Os paquidermes são animais inteligentes e sensíveis que criam laços estreitos e duradouros entre os membros do rebanho.
O elefante de Sumatra é uma subespécie do elefante asiático que está seriamente ameaçado devido ao declínio de seu habitat devido ao desenvolvimento agrícola e assentamentos humanos, de acordo com a União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN).
O arquipélago da Indonésia é um dos lugares com maior biodiversidade do planeta e possui centenas de espécies ameaçadas.
Leia também: “Você não consegue ter seu rosto de volta”: Jamie Lee Curtis é contra cirurgia plástica e “prefere envelhecer”
Fonte: Zoorprendente
Compartilhe o post com seus amigos! 😉
Confira hábitos que ajudam a poupar, sem abrir mão de refeições saborosas e práticas Em…
Veja como preparar pratos simples e cheios de sabor para toda a família Todo mundo…
OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres) se tornou uma parte essencial de toda organização de larga…
O clássico de 1996 Twister marcou época, e agora sua continuação, Twisters, chega ao Max,…
Para quem gosta de histórias intensas e imprevisíveis, Cromañon, a nova minissérie do Amazon Prime…
Pesquisadores brasileiros deram um passo importante ao desenvolver a primeira caneta de adrenalina autoinjetável nacional.…