Na última terça-feira, Valentina Schmidt (19 anos), filha mais velha do apresentador Tadeu Schmidt, fez uma publicação em seu Instagram em comemoração ao Dia do Orgulho LGBTQIA+. Ela disse do orgulho de ser queer.
“Eu sou queer e me orgulho”, é o que estava escrito em um cartaz na língua inglesa.
Segundo o g1, o mês de junho é dedicado ao orgulho LGBTQIA+ porque foi nesta época do ano de 1969 que a polícia invadiu um bar frequentado por membros da comunidade, em Nova York, chamado Stonewall. O episódio deu origem a uma série de protestos e, em junho do ano seguinte, surgiu a primeira grande parada LGBTQIA+, conhecida como “Libertation Day”.
“Queer” significa “estranho”. Esse termo é usado para adjetivar o indivíduo que não se identifica com padrões impostos pela sociedade e transitam entre os gêneros, não sabendo deficir a que gênero se identificam ou não concordando com as rotulações.
Valentina cita e se identifica com a identidade de gênero queer, que representa a letra Q na sigla LGBTQIA+.
“Há um ano, tomei uma das decisões mais difíceis da minha vida. Uma decisão da qual me orgulho profundamente. Tenho orgulho de ter a liberdade para falar abertamente sobre a minha sexualidade”, publicou Valentina.
Nos comentários da publicação, o pai da jovem demonstrou apoio e deixou um emoji de coração. A mãe, Ana Cristina, mulher de Tadeu, também deixou uma mensagem carinhosa:
“Seja o que você quiser sempre! Essa menina linda e corajosa! Seja você”, disse completando com vários emojis de corações coloridos.
“Orgulho de amar quem eu quiser. Orgulho de ter uma família e amigos que me apoiam incondicionalmente. Orgulho de ser uma mulher queer. Orgulho de ser eu. Ninguém nunca vai tirar o meu direito de amar e ser feliz. Boa sorte para quem tentar. Que esse mês do orgulho tenha sido maravilhosos para todes nós”, completou a jovem.