O juiz João Marcos Buch atua na Vara de Execuções Penais e é Corregedor do Sistema Prisional da Comarca de Joinville, Santa Catarina. Ele implementou um projeto que incentiva os presos a lerem e a refletirem sobre os textos lidos, elaborando resumos e fazendo críticas aos livros.
Ele se diz sempre impressionado e não raro se mostra sensibilizado com os comentários que os presos fazem acerca do que leram. Um destes textos é o que transcrevemos abaixo. Trata-se de um detento que leu e teceu considerações sobre o livro “Fernão Capelo Gaivota”, de Richard Bach, um livro que, no dizer do apenado: “nos ensina que não somos apenas o que vemos mas sim algo maior”.
“FERNÃO CAPELO GAIVOTA
“RESUMO DE LEITURA
CONSIDERAÇÕES SOBRE A LEITURA
“Uma história ótima de ler, nos ensina que não somos apenas o que vemos mas sim algo maior, que todos podemos fazer nosso máximo, basta apenas ter confiança, esperança e força de vencer e mostrar a todos que podemos por mais difícil que seja, basta seguir em frente e nunca desistir. Assim ensinou o grande Fernão Capelo Gaivota.”
___________
Convidado a comentar a resenha do detento, o juiz Buch ponderou: “O que posso dizer sobre isso? Posso dizer que essa é uma das centenas de resenhas mensais que detentos do complexo prisional de Joinville fazem a partir do projeto de remição pela leitura. Quando a transcrevi (é feita manualmente) corrigi alguns erros gramaticais, lembrando que a ortografia neste caso não é o centro da questão. Esse detento leitor, e tantos outros, mais do que quatro dias de abatimento de pena por livro lido, aprendeu sobre a vida e, estou certo, cresceu como ser humano, resignificou-se e libertou-se.”
Para quem tiver curiosidade sobre a história, segue o audiobook:
A Heart Aerospace, uma startup sueca dedicada à inovação no setor de aviação, deu um…
Em um mundo de tensões políticas e incertezas, algumas tecnologias se destacam não apenas pela…
Na praia de Derbent, no sul da Rússia, um visitante incomum atrai olhares curiosos: um…
Quando se trata de encontrar soluções criativas para desafios do dia a dia, Guangli Xu,…
Poucos temas são tão urgentes quanto a crise de opioides que impactou milhões de pessoas…
Não é todo dia que um filme consegue unir ação de tirar o fôlego com…