Com informações de G1 e El País
Faleceu nesta segunda-feira, aos 88 anos a premiada escritora Toni Morrison. Autora de obras de grande sucesso como o romance “Sula”, pelo qual foi indicada ao National Book Award, e “Amada”, de 1987, que lhe garantiu um Pulitzer, Toni foi também conhecida e admirada pelo seu engajamento na luta por igualdade racial e por suas posições políticas. O falecimento se deu após uma “breve doença”, conforme informado pela família, sem maiores detalhes.
Natural de Ohio, Estados Unidos, em 1953 formou-se em Inglês, em Howard, período em que dedicou ao estudo dos clássicos da literatura de língua inglesa. Como editora do Random House, empenhou-se na divulgação e popularização da literatura negra nos Estados Unidos, tarefa àquela altura consideravelmente difícil e necessária, levando-se em conta o quão enraizado estava (e permanece) o racismo no país.
Como escritora, Toni Morrison conquistou o Prêmio Nobel de Literatura, tendo sido a primeira mulher negra a promover tal feito. Suas obras, de forma geral, se caracterizam por terem sido, também, um instrumento de luta, retratando quase sempre a vida dos negros estadunidenses, com foco em personagens femininas.
Seu faleceu repercutiu profundamente mundo afora. Em sua conta no twitter o ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama, que recebeu o apoio de Toni em 2008 no contexto de sua pré-candidatura à presidência, falou sobre o falecimento da escritora:
“Toni Morrison era um tesouro nacional, boa como contadora de história e cativante pessoalmente do mesmo jeito que em suas páginas. Sua escrita foi um belo e significativo desafio à nossa consciência e à nossa imaginação mortal. Que presente respirar o mesmo ar que ela, mesmo que apenas por um tempo.”
Uma perda, sem sombra de dúvidas, das mais lastimáveis.
Entre tantos lançamentos grandiosos e superproduções aclamadas, alguns filmes incríveis simplesmente passam batido. Seja por…
Em meio ao catálogo cada vez mais saturado da Netflix, vez ou outra surge uma…
Durante a coletiva de imprensa de Homem com H, cinebiografia que estreia nos cinemas no…
Se você está em busca de uma minissérie intensa, com apenas quatro episódios, que consegue…
Se você já se pegou pensando que o amor é coisa de novela ou que…
A Netflix lançou um documentário que está dando o que falar: Anna Nicole Smith: You…