Imagem reprodução do vídeo
Por Nara Rúbia Ribeiro
Não há muro real que separe a saúde do sofrimento mental. O muro existente foi construído na abstração das nossas almas e é fruto do nosso imaginário. Talvez tentássemos nos proteger de nós mesmos dizendo: eles são os loucos; eles, não nós. Estamos do lado de cá, do lado da sanidade.
Contudo, bem sabemos que a saúde e o sofrimento psíquicos são faces da mesma moeda mental de cada indivíduo.
Foi na tentativa de promover a inclusão social daqueles que eram havidos como “os loucos”, aqueles que, para tantos, deveriam ficar do outro lado do muro, quiçá sob a “proteção” de grades e correntes, que foi criada a Associação Suricato, em Belo Horizonte – Minas Gerais.
O nome “Suricato” é uma alusão a um animal africano que se une em grandes grupos de modo a se protegerem reciprocamente. O projeto agrupa pessoas unidas na desconstrução do estereótipo da loucura. Sobre essa instigante temática, afirma Frederico Eymard, participante do projeto: “Eu tomo remédios, mas o remédio não me cura: o que me cura é a arte”.
Na autodrescrição do projeto, em sua página de divulgação no Facebook, temos que:
“A Suricato surge num contexto de liberdade e respeito aos direitos do cidadãos em sofrimento mental, onde a necessidade de sua inclusão social é uma premissa do modelo assistencial da saúde mental em Belo Horizonte.
A Associação promove essa inserção através da culinária e da produção de artesanato, como mosaicos, marcenaria e costura. Tudo isso é feito por cerca de 40 pessoas, com idade entre 20 e 70 anos.
O trabalho desenvolvido na Suricato produz sujeitos desejantes, livres e criativos, cujo resultado poderá ser visto na Rua Souza Bastos, 175, Floresta.”
Que este projeto sirva de inspiração.
Parabéns aos organizadores e participantes!
Durante a coletiva de imprensa de Homem com H, cinebiografia que estreia nos cinemas no…
Se você está em busca de uma minissérie intensa, com apenas quatro episódios, que consegue…
Se você já se pegou pensando que o amor é coisa de novela ou que…
A Netflix lançou um documentário que está dando o que falar: Anna Nicole Smith: You…
Em 22 de fevereiro de 2022, um dia comum em Amsterdã foi interrompido por um…
Se você está procurando por filmes que vão além do entretenimento e oferecem histórias envolventes,…