Às vezes, uma história consegue tocar nossa alma mais profundamente do que qualquer outra forma de reflexão. Hoje propomos uma antiga história africana que fala de quando na vida as ações parecem ir de um lado e do coração para o outro, incapazes de se encontrar. A história começa assim.
Diz-se de um homem que decidiu se aventurar nos territórios inóspitos da África, acompanhado apenas por seus portadores. Cada um deles segurava um facão com o qual abriram caminho através da densa vegetação. Seu objetivo era avançar a todo custo.
Na presença de um rio, eles procuravam gastar o menor tempo possível na travessia. Se uma colina aparecesse, acelerariam o passo para alcançá-la, não desperdiçando nem um minuto sequer. De repente, depois de apenas algumas horas de caminhada, os portadores pararam, deixando o aventureiro aborrecido. Ele perguntou: “Por que vocês pararam? Já estão cansados com apenas algumas horinhas de caminhada?
Então um dos transportadores olhou para ele e respondeu: “Não senhor, não estamos cansados. Mas nós avançamos tão rapidamente que deixamos nossas almas para trás . Agora temos que esperar até que elas nos alcancem “.
Uma história que nos motiva à reconexão
Certamente aconteceu a todos se sentirem desconectados de si mesmos. Como se aquele que se levanta da cama, aquele que vai trabalhar, quem fala, não seja o mesmo de sempre, mas um estranho. É uma sensação que muitas vezes surge quando alguém está imerso em uma rotina exigente que nos impede de encontrar maneiras de escapar.
O segredo é encontrar o nosso centro. Como a história explica, espere que “nossa alma” retorne ao seu lugar. Às vezes é o suficiente para fazer uma pausa e refletir sobre a situação, mas às vezes ela precisa de mais.
Quando perdemos a sensação de conexão e controle sobre nossas vidas, a desmotivação é fácil de ver. Isso pode facilmente se transformar em tristeza ou ansiedade. Nesse ponto, tudo se torna mais complicado. No entanto, existe uma maneira simples de sair deste estágio e tirar apenas alguns minutos por dia. Aqui está como é:
Sente-se um momento ao longo do caminho
Assim como os carregadores da história africana, quando você se sentir desconectado de si mesmo, a melhor coisa é fazer uma pausa. Muito provavelmente você andou o caminho com cuidado excessivo. Isso impediu você de apreciar a paisagem, mas, acima de tudo, de interconectar sua alma com o caminho.
A melhor coisa é encontrar um momento de silêncio, melhor se durante as últimas horas do dia. Será o seu momento de intimidade consigo mesmo e você merece isso. Relaxe e simplesmente pergunte-se: como foi seu dia? Depois disso, tudo o que você precisa fazer é rever os fatos vivenciados durante o dia.
Não pense apenas nas ações que você tomou, mas também nos pensamentos e sentimentos que tocaram sua mente. Qual foi o primeiro pensamento que veio à sua mente quando você acordou? Como você se sentiu quando enfrentou outras pessoas, as várias situações e a si mesmo? Tome pelo menos cinco minutos para esta revisão mental.
Decante reflexão e espere por sua alma
Provavelmente, a princípio, você verá apenas uma sucessão de atividades e sentimentos mecânicos. No entanto, pouco a pouco, assim como a história africana indica, sua alma chegará até você. Esses cinco minutos são uma fórmula básica para se aproximar de você, mas são apenas o começo, o primeiro passo.
Não há necessidade de compilar uma lista detalhada de tudo que você fez. Apenas deixe as coisas fluírem para fora de sua mente, mesmo que de uma maneira um pouco desordenada ou caótica. Antes de pensar, você verá traços de muitas experiências que inconscientemente deixou de fora. Assim como o eco daquelas emoções que você ignorou e daqueles medos que você tinha.
Ao fazê-lo, sua alma será capaz de alcançá-lo. Ao fazê-lo, lentamente, você será capaz de encontrar o seu ponto de equilíbrio. A recompensa por este pequeno esforço diário é um sentimento de maior tranquilidade e segurança. Você aprenderá a extrair riquezas de todas as experiências e aumentar seu conhecimento de si mesmo. Mais importante, você descobrirá se realmente está vivendo a vida que deseja ou se é hora de mudar alguma coisa.
Todos os meses, a Netflix renova seu catálogo, trazendo novos filmes e removendo títulos que…
Alguns filmes conseguem capturar o lado mais humano de nossas experiências e, ao assisti-los, somos…
Algumas imagens têm um jeito curioso de despertar em nós diferentes percepções e até revelar…
Às vezes, um simples teste visual pode nos surpreender, trazendo à tona aspectos inesperados sobre…
A série Vermelho Carmesim chegou à Netflix e conquistou o público, entrando no top 10…
A Netflix acaba de lançar a minissérie Os Quatro da Candelária, uma produção brasileira que…