Psicologia e Comportamento

“Ninguém vai ficar em cima de nós se não dobrarmos nossas costas”, disse Martin Luther

” Ninguém vai ficar em cima de nós se não dobrarmos nossas costas”, disse Martin Luther King. No entanto, muitas vezes as circunstâncias da vida acabam nos esmagando sob seu peso e minando nossa dignidade pessoal. Nesse ponto, provavelmente perderemos o respeito e permitiremos que outras pessoas violem nossos direitos, mesmo os mais básicos. Então podemos cair em uma espiral destrutiva.

O que é dignidade pessoal?
A palavra dignidade vem do latim dignitas , que significa excelência, nobreza e / ou valor. Portanto, a definição de dignidade pessoal refere-se ao valor e ao respeito por si mesmo como ser humano. Por um lado, significa tratar-se com respeito, seriedade, responsabilidade e gentileza. E, por outro lado, implica nos afirmarmos como pessoas para que os outros não violem nossos direitos.

Portanto, a dignidade pessoal é um indicador de como nos valorizamos, do nível de estima que professamos por nós mesmos e até que ponto estamos dispostos a ir para nos defender e evitar ser pisoteados, humilhados e / ou degradados.

Defenda nossa dignidade
No passado, os psicólogos dividiam a dignidade. Eles acreditavam que existe uma dignidade interior, entendida como um dom que ninguém pode tirar de nós, uma espécie de valor intrínseco imutável e protegido ao pé da letra. Mas também reconheceram a existência de uma dignidade externa, que é mais maleável e depende das circunstâncias em que atuamos.

Nessa perspectiva, poderíamos permitir que essa dignidade externa fosse violada porque a dignidade interna permaneceria intacta. Portanto, insultos e humilhações não afetariam o valor que conferimos a nós mesmos. É certo. Mas só até certo ponto.

A imagem que temos de nós próprios, o valor que nos atribuímos e o respeito que professamos por nós próprios reflete-se e valida constantemente nas relações que estabelecemos com o mundo. Se permitirmos que outros violem continuamente nossos direitos, não respondemos às humilhações e deixamos que nos humilhem, cedo ou tarde nossa dignidade interior será prejudicada.

De fato, a psicóloga Christine R. Kovach destacou que “ a vivência da dignidade, entendida como sentimento de valor, requer que haja alguém que compreenda e reconheça esses valores e mostre respeito por eles ”.

Quando não afirmamos nossa dignidade e as pessoas ao nosso redor também não a reconhecem, corremos o risco de cair em uma espiral descendente marcada pela humilhação, manipulação, abuso e exigências excessivas que nos farão cada vez menores, insignificantes e carentes de valor.

A imagem que temos de nós mesmos mudará, nossa autoestima sofrerá e acabaremos por abraçar o papel de vítima que estoicamente apóia os excessos dos outros, convictos de que é o que merecemos nesta vida.

Na verdade, perdemos um pouco de dignidade sempre que:
– Nós nos permitimos ser sistematicamente humilhados e maltratados pelos outros.
– Tornamo-nos conformistas e aceitamos muito menos do que merecemos.
– Nós nos permitimos ser manipulados e boicotados por aqueles que nos rodeiam.
– Perdemos o respeito e deixamos de nos amar.
– Quanto mais a conformidade cresce, menor se torna a dignidade

Kant acreditava que a dignidade nos empurra para nos defender, para evitar que outros pisem em nossos direitos impunemente. É uma dimensão que nos lembra que ninguém pode ou deve nos usar. Somos pessoas livres e valiosas, responsáveis ​​por nossas ações e merecedoras de respeito. Portanto, não devemos nos contentar com menos.

O escritor Irving Wallace disse que “ser você mesmo, sem medo, seja certo ou errado, é mais admirável do que a covardia fácil de se render ao conformismo”. Assumir uma atitude conformista geralmente implica em ceder à pressão de outros – seja uma pessoa, grupo ou sociedade.

Conformidade surge de resignação e rendição. Implica que subestimemos nossas ideias e valores, silenciando nossos sentimentos, para dar mais crédito às ideias, valores e sentimentos dos outros, deixando-os prevalecer perigosamente sobre os nossos, muitas vezes a ponto de nos oprimir.

Portanto, perdemos dignidade cada vez que nos contentamos com:

– Ter ao nosso lado pessoas que não nos respeitam nem nos amam pelo que somos.
– Receber tratamento injusto que viole nossos direitos básicos, seja por parte de indivíduos ou instituições.
– Não desenvolvendo nosso potencial ao máximo, nos limitando a viver em uma estreita zona de conforto .
– A conformidade pode ser uma terra familiar onde nos sentimos relativamente seguros, mas devemos estar cientes de que não é uma terra onde a dignidade pode florescer. Cada vez que nos contentamos com menos, negamos parte de nossa individualidade e valor. Por isso, Kant acreditava que uma pessoa com dignidade é alguém com consciência, vontade e autonomia para decidir seu próprio caminho.

Excesso de dignidade não nos torna mais dignos
Curiosamente, também podemos perder a dignidade quando ultrapassamos os limites. Então a dignidade se torna despotismo porque abusamos de nossa superioridade, poder ou força para forçar outras pessoas a nos dar tratamento especial e/ou preferencial.

Exigir privilégios em nome da dignidade realmente nos faz perdê-la. Como explicou o filósofo Immanuel Kant: “trabalhe de maneira que possa usar a humanidade, tanto em sua pessoa como na pessoa de todos os demais, sempre ao mesmo tempo como um fim, nunca apenas como um meio”.

Isso implica reconhecer a nossa existência e a dos outros como o objetivo final, nunca como um meio para atingir determinados objetivos. Implica reconhecer que “por mais que valha um homem, ele nunca terá um valor superior ao de ser homem ”, como escreveu Antonio Machado.

A dignidade pessoal não consiste em acreditar que somos superiores, mas implica reconhecer que as outras pessoas também merecem respeito e consideração. A dignidade é uma rua de mão dupla. Precisamos reivindicá-lo para nós mesmos, mas também devemos oferecê-lo aos outros.

Fontes:

Castel, R. (1996) Trabalho e utilidade para o mundo. Int. Lab. Rev ; 135: 615–622.

Kovach, CR (1995) Evolving images of human dignity. J. Gerontol. Enfermeiro ; 21 (7): 5–6.

Meyer, MJ (1989) Dignity, Rights, and Self-Control. Ética ; 99 (3): 520-534.

Texto de JENNIFER DELGADO SUAREZ, traduzido e adaptado pela Revista Pazes.
Fonte: Rincón de la Psicólogia

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