Há pessoas que conseguem conquistar todos ao redor. Conversam bem, sabem um monte de coisas e ajudam todo mundo. Elas são interessantes. E muita gente tenta ser igual. Esse desejo surge, na maior parte das vezes, a partir da vontade de ter mais amigos. No entanto, quem é interessante também pode ter benefícios na vida profissional.
O raciocínio é simples: quem é interessante reúne características que podem ser úteis no trabalho. E, de quebra, por serem cativantes, têm mais facilidade para se relacionar com a equipe.
O site da revista “Inc.” fez uma enquete para saber o que faz de alguém uma pessoa interessante. A pesquisa foi respondida por empreendedores, executivos e empregados das mais variadas áreas. Confira abaixo as características presentes na maioria das respostas e mude alguns hábitos para ser bem-sucedido:
Para ser interessante, seja interessado. Trabalhe para saber o máximo de assuntos possível, de futebol a administração de empresas. Este conhecimento poderá ser útil nas relações com pessoas de diversos públicos. Por sorte, nunca foi tão fácil ser curioso. Basta entrar no Google e na Wikipédia.
Experimentar novas coisas é igualmente importante. Ao ter histórias para contar, recentes ou não, fica mais fácil mostrar o quanto você é uma pessoa completa. Aprender uma nova língua e praticar um esporte diferente fazem, por exemplo, com que você estimule o cérebro, use o novo idioma no trabalho e se mantenha saudável para conquistar seus objetivos.
Esta é uma dica mais voltada para cativar as pessoas ao seu redor. Uma das respostas mais populares da enquete dizia respeito às paixões. Os dois primeiros tópicos desta lista têm mais a ver com conhecimentos generalistas.
Ao adotar uma paixão, que pode ser um hábito ou um assunto qualquer, você se transforma em um especialista. Ao ter um hábito recorrente, encontra-se uma atividade prazerosa e ainda se obtém um tópico de conversa mais profunda com outras pessoas que têm a mesma paixão que a sua.
É muito comum ver o clima como o assunto entre pessoas que não se conhecem. Mas isso pode ser um problema, pois quem está falando sobre o tempo pode estar, na verdade, incomodando seu interlocutor. Ainda mais se o falatório se alongar por muito tempo. Use, no máximo, lugares-comuns como esse para “puxar assunto”.
Depois disso, trate de falar sobre outra coisa. Use, por exemplo, seus conhecimentos gerais, experiências e paixões – basicamente os itens anteriores – para isso. Não fale somente por falar.
Esteja sempre à disposição. Você pode oferecer ajuda na solução de um problema no trabalho, por exemplo. Ou ser aquela pessoa que, gentilmente, segura o elevador pelos segundos necessários para que alguém entre. Atitudes como essas fazem seu rosto ser lembrado pelos outros, algo que pode ser útil no futuro.
Saber como compartilhar suas experiências é tão importante quanto tê-las. Para quem convive contigo, não adianta, por exemplo, viajar para algum país exótico se você não tem nada marcante para contar. Quando todos estiverem te ouvindo, não importa o assunto, fale o que for mais importante, dê ênfase a temas divertidos e não se prolongue demais.
A autenticidade, por mais estranha que seja, é um traço comum das pessoas interessantes. Saber se comportar é essencial e é impossível conquistar o sucesso no trabalho sem se encaixar em um código de conduta restrito.
Mas um pouquinho de loucura não faz mal a ninguém. Busque o equilíbrio entre ser uma pessoa divertida sem ser um “sem noção” e suas chances de sucesso serão maiores, de acordo com o artigo.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios
Saiba por que o mofo aparece nas roupas e veja dicas eficazes para eliminá-lo de…
Confira hábitos que ajudam a poupar, sem abrir mão de refeições saborosas e práticas Em…
Veja como preparar pratos simples e cheios de sabor para toda a família Todo mundo…
OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres) se tornou uma parte essencial de toda organização de larga…
O clássico de 1996 Twister marcou época, e agora sua continuação, Twisters, chega ao Max,…
Para quem gosta de histórias intensas e imprevisíveis, Cromañon, a nova minissérie do Amazon Prime…