Publicado originalmente em La Mente És Maravillosa
Esta adaptação de uma história popular realizada por Eloy Moreno deveria ser contada a todas as crianças do mundo. A Criança que Pôde Fazer Isso é uma história que empodera, que reflete a realidade da vida na constituição e nutrição dos nossos sonhos.
A história se afasta da mensagem excessivamente otimista do “se você quiser, você pode”. Porque querer nem sempre é poder e isso deve ficar claro desde a infância, para não se cair na prisão da exigência do impossível.
A capacidade de analisar realisticamente as nossas possibilidades é o que constrói a nossa auto-estima de uma forma saudável, por isso é necessário que antecipemos o “posso” ao “quero” e nos movamos apenas pelo impulso onírico e mágico do desejo de superação.
Não queremos filhos que tenham que ser perfeitos… porque não queremos cultivar o orgulho; queremos filhos que se amem e confiem em si mesmos e em seu potencial; que eles saibam, em resumo, que sendo eles mesmos ninguém os derrotará.
A história: a criança que pôde fazer isso
Duas crianças estavam patinando a manhã toda em um lago congelado quando, de repente, o gelo se rompeu e um deles caiu na água. A corrente interna a desloca alguns metros abaixo da parte congelada, então, para salvá-la, a única opção era quebrar a camada que a cobria.
Seu amigo começou a gritar por ajuda, mas quando viu que ninguém vinha, ele rapidamente procurou por uma pedra e começou a bater no gelo com toda a força.
Ele bateu, bateu e bateu, até que conseguiu abrir uma fenda através da qual ele colocou o braço para pegar seu parceiro e salvá-lo. Alguns minutos depois, informados pelos vizinhos que ouviram os pedidos de ajuda, os bombeiros chegaram. Quando eles contaram o que havia acontecido, não conseguiram parar de pensar em como aquele garotinho conseguira quebrar uma camada tão espessa de gelo.
– É impossível que com essas mãos ele tenha conseguido isso, é impossível, ele não é forte o suficiente, como ele poderia ter conseguido isso? – comentaram entre si.
Um velho que estava por perto, ao ouvir a conversa, aproximou-se dos bombeiros.
“Eu sei como ele fez isso”, disse ele.
Como? eles responderam surpresos.
– Não havia ninguém ao seu redor para dizer que ele não poderia fazer isso.
Neste domingo (15), um momento histórico promete emocionar os fãs de Silvio Santos. Globo e…
Você já parou para pensar em como o ciúme pode se manifestar de maneiras diferentes…
Certos filmes conseguem capturar a intensidade de eventos históricos de forma tão visceral que é…
Poucos atores conseguem combinar intensidade e carisma como Denzel Washington, e O Gângster é um…
Uma tradição que vai além da religião O Natal une tradições religiosas, festas em família…
Se está planejando uma viagem para conhecer as paisagens da Itália, este artigo é para…