Psicologia e Comportamento

É isso que o bebê sente quando a mamãe chora de tristeza durante a gravidez

Da Eres Mamá
Durante a gestação, o bebê está se preparando para a vida e essa preparação se dá por meio de mensagens que ele recebe de você, mamãe!  É o que diz Curt A. Sandman, um dos cientistas que participaram de um estudo recente da Universidade da Califórnia -Irvine. Esse estudo mostra que a mudança no estado mental da mãe influencia o desenvolvimento de seu bebê antes e depois do nascimento.

Ganhe descontos e veja as promoções que o NET Combo disponibiliza para você. Acesse e confira!

Esta pesquisa descobriu que quando um bebê está no útero de sua mãe, é um participante ativo no seu próprio desenvolvimento, especialmente porque ele está a recolher informação para a vida extra uterina durante esse período. Um dos achados mais impressionantes do trabalho científico de que também participaram Elysia P. Davis e Laura M. Glynn é que o bebê pode sentir o estado psicológico da mãe.

A placenta recebe os sinais hormonais derivados da tristeza
À medida que o bebê cresce, recebe constantemente mensagens de sua mãe e estas não são apenas circunscritas para ouvir seu batimento cardíaco ou ouvir a música que sua mãe o coloca perto de sua barriga: vai além. Nesse estágio, o bebê recebe sinais químicos através da placenta, que incluem o estado mental de sua mãe. Os hormônios que as mães produzem quando experimentam emoções passam pela placenta.

Assim, se a mãe está gravemente triste ou deprimida, o bebê sente isso. Esse estado emocional afeta seu desenvolvimento durante boa parte de sua vida. A longo prazo, ter uma mãe deprimida poderia levar a problemas neurológicos e transtornos psiquiátricos , diz Sandman.

Além disso, a mesma equipe de cientistas descobriu em um estudo anterior que crianças mais velhas, cujas mães estavam ansiosas durante a gravidez (o que freqüentemente é um sintoma de depressão) têm diferenças em certas estruturas cerebrais. No entanto, estudos serão necessários por décadas para determinar exatamente o que significa ter uma mãe deprimida para a saúde a longo prazo de uma criança.

Alterações emocionais influenciam o desenvolvimento emocional do bebê
É um fato: a mudança no estado mental da mãe pode influenciar o desenvolvimento do bebê antes e depois do nascimento.

Portanto ideal nesses casos é para tratar a depressão pré-natal , uma doença com a qual a ciência sabe como para lidar, no entanto o problema,  é que as mulheres raramente passam por uma avaliação psicológica ou psiquiátrica antes do nascimento do seu bebê.

O mais aconselhável durante o período de gestação é que a mãe tenha um estado emocional equilibrado, que se sinta calma, porque isso fará com que o bebê se desenvolva melhor.

O que mais afeta um desenvolvimento da criança, de acordo com o estudo, é o estado a flutuação emocional da mãe , porque o bebê também torna-se desequilibrado quando assimila curtos períodos de felicidade de sua mãe e, em seguida, muda inesperadamente para um de tristeza ou estresse.  Esses desequilíbrios afetam o desenvolvimento do bebê durante e após a gravidez, por isso é essencial ter um equilíbrio emocional.

Por seu turno, um grupo de psicólogos pré-natais garante que o bebê, além de perceber os sentimentos de sua mãe, também percebe seus pensamentos, que também influenciam a maneira como o bebê é moldado.

Nesse sentido, o bebê de uma mãe que não queria sua gravidez sente a rejeição que sente por ele, o que cria futuros problemas emocionais.

O ideal, nesta fase muito importante, na qual se criam laços tão próximos com o bebê, é que a mãe esteja serena e em equilíbrio. Deve-se evitar, a todo custo, experimentar estresse ou sentimentos negativos; para isso, a mãe pode realizar exercícios de meditação, relaxamento ou ioga.

Revista Pazes

Uma revista a todos aqueles que acreditam que a verdadeira paz é plural. Àqueles que desejam Pazes!

Recent Posts

Minissérie nova na Netflix prova que vingança pode ser mais doce do que você imagina

Lançada em 4 de abril de 2025 na Netflix, Karma é uma minissérie sul-coreana de…

3 dias ago

O suspense brasileiro que estreou agora e vai te deixar com o coração na boca!

Ao receber a notícia do falecimento de sua mãe, Thomas retorna ao Brasil acompanhado de…

3 dias ago

Nada será igual depois de assistir a este drama arrebatador na Netflix

Em 1862, uma enfermeira inglesa chamada Lib Wright é enviada a uma vila isolada na…

3 dias ago

5 filmes essenciais pra assistir em Abril na Netflix

Abril de 2025 chegou trazendo uma seleção diversificada de filmes no catálogo da Netflix. Seja…

4 dias ago

Nada vai preparar você para o final deste thriller imperdível na Netflix

Em meio a um processo de divórcio conturbado, Pietro (Riccardo Scamarcio) e Elena (Annabelle Wallis)…

4 dias ago

Jovem com 3 transplantes de coração vira alvo de deboche em vídeo de estudantes de medicina e caso revolta internet

O que era para ser um relato sensível e inspirador sobre superação virou motivo de…

4 dias ago