Com apoio do Vaticano, a Embaixada da Ucrânia solicitou às autoridades russas que não destrua, nem cause danos à Catedral de Santa Sofia, em Kiev, capital do país.
De acordo com o portal The Independent, o serviço de inteligência ucraniano interceptou um plano de Putin para fazer um ataque aéreo ao edifício, que é do século XI (1001-1100).
O apelo pela manutenção da paz sobre a área da Catedral foi feito nesta semana. Ela é considerada Patrimônio Mundial pela Unesco. “Apelamos aos russos: não cometam esse crime!”, diz a mensagem da embaixada no Twitter.
ATTENZIONE!!!
Secondo i dati di intelligence, i russi stanno preparando un attacco aereo su la Cattedrale di Santa Sofia in Kyiv (patrimonio dell’umanità dell’UNESCO).
La Catadrale del XI secolo, è perla dell’Ucraina.
APPELLIAMO AI RUSSI – NON COMMETTERE IL CRIMINE!!!
— UKR Emb to HOLY SEE (@UKRinVAT) March 1, 2022
Leia também: Desconhecidos compram casa nova para idoso que vendeu a sua para pagar estudos da neta
Erguida há mais de 700 anos, a Catedral de Santa Sofia de Kiev é a mais antiga da atual capital ucraniana, construída às ordens do Príncipe Yaroslav, “O Sábio”.
Por décadas, ela foi o centro político, cultural e social da “Rússia de Kiev”, tendo resistido a invasões adversas.
Atualmente, o edifício funciona como museu e guarda obras dos séculos 17 a 19. Desde 1990, é considerada um Patrimônio Mundial pela Unesco.
Leia também: Mulher com mais de 50 anos opta por deixar o cabelo natural pela 1ª vez e recebe elogios
Fonte: Casavogue
Compartilhe o post com seus amigos! 😉