Atualidades

Câmara aprova volta da gratuidade para despacho de bagagens em voos no Brasil

A Câmara aprovou a volta da gratuidade para despachar até 23 quilos de bagagem em voos domésticos e 30 quilos nos voos internacionais. A mudança faz parte da medida provisória batizada de MP do Voo Simples, que traz alterações em alguns procedimentos do setor aéreo e foi avaliada pelos deputados nesta terça-feira (26). O texto ainda precisa passar pelo Senado.

Desde 2016, os passageiros aéreos não tinham mais o direito de despachar bagagens gratuitamente. Uma resolução da Anac determinava que os passageiros passavam a ter direito a levar gratuitamente apenas bagagens de mão com peso inferior a 10 quilos.

Com a resolução da agência, as empresas aéreas podiam cobrar por quaisquer bagagens que fossem despachadas. Acreditava-se que isso aumentaria a concorrência e diminuiria o preço das passagens, o que, efetivamente, nunca aconteceu.

A autora da emenda, deputada Perpétua Almeida (PC do B-AC), afirmou, em sua justificativa, que “a cobrança do preço das bagagens aéreas autorizado pela ANAC, em 2017, surgiu com a promessa de redução dos preços das passagens aéreas. Adotada a medida e passados mais de dois anos, não houve redução dos preços das passagens aéreas”. A deputada diz ainda que os consumidores se sentem lesados pela promessa não cumprida.

Leia também: ‘Eu tomo conta do mundo’, uma irretocável crônica de Clarice Lispector

Além disso, as empresas aéreas vêm aumentando o valor do despacho da bagagem, segundo a parlamentar. “Além da possibilidade de cobrança pela bagagem não ter reduzido o valor das passagens aéreas, os preços para despachar bagagem ficaram mais altos. Além disso, o valor por quantidade de bagagem excedente tem aumentos exponenciais de 100% a 200% do valor inicialmente cobrado pela primeira bagagem.”

MP do Voo Simples:

A medida provisória 1089/21 altera regras do setor aéreo por meio de medidas que visam reduzir a burocracia. A Anac alega que a MP altera procedimentos defasados além de criar uma nova tabela das taxas de fiscalização, com valores ajustados de acordo com o porte de cada empresa e a complexidade do serviço prestado.

Entre outras mudanças, o texto extingue a necessidade de contratos de concessão de empresas aéreas, dispensa as empresas de fazer a revalidação da outorga a cada cinco anos e simplifica o cadastro de aeronaves menos complexas.

Leia também: Vendedora ambulante da Guatemala oferece produtos aos turistas que visitam seu país em 8 idiomas diferentes

Fonte: Câmara

Compartilhe o post com seus amigos! 😉

Gabriel Pietro

Gabriel tem 24 anos, mora em Belo Horizonte e trabalha com redação desde 2017. De lá pra cá, já escreveu em blogs de astronomia, mídia positiva, direito, viagens, animais e até moda, com mais de 10 mil textos assinados até aqui.

Recent Posts

O maior avião totalmente elétrico já construído está prestes a decolar e vai mudar o futuro das viagens aéreas para sempre

A Heart Aerospace, uma startup sueca dedicada à inovação no setor de aviação, deu um…

2 dias ago

A razão perturbadora pela qual ver este avião voando acima de você pode significar que você tem apenas minutos de vida

Em um mundo de tensões políticas e incertezas, algumas tecnologias se destacam não apenas pela…

2 dias ago

Ecranoplano, um dos aviões mais exóticos do mundo e maior que o Boeing 747, foi abandonado na praia

Na praia de Derbent, no sul da Rússia, um visitante incomum atrai olhares curiosos: um…

2 dias ago

Homem viaja 8.796 quilômetros TODA SEMANA para um país completamente diferente porque é ‘mais barato’ do que morar perto da universidade

Quando se trata de encontrar soluções criativas para desafios do dia a dia, Guangli Xu,…

2 dias ago

Drama imperdível baseado em escândalo farmacêutico real já foi visto por 110 milhões de assinantes na Netflix – confira o trailer!

Poucos temas são tão urgentes quanto a crise de opioides que impactou milhões de pessoas…

2 dias ago

O filme na Netflix que é um corte no tempo e transforma caos em uma aula de história épica

Não é todo dia que um filme consegue unir ação de tirar o fôlego com…

2 dias ago