Anna Luisa Beserra é uma inventora que ganhou o prêmio Young Earth Champions, oferecido pela Organização das Nações Unidas (Organização das Nações Unidas), pela criação de um filtro que purifica água com a energia fornecida pela luz solar.
O prêmio é dado a jovens empreendedores com idade de 18 a 30 anos com ideias capazes de resolver grandes problemas ambientais.
Ana é a primeira brasileira a ganhar o prêmio mundial, no ano de 2019.
A ideia partiu ainda no seu ensino médio, com o objetivo de projetar um produto para o Prêmio CNPq Jovens Cientistas (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) com apenas 15 anos.
Na faculdade e Biotecnologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), ela passou a aperfeiçoar o projeto que ganhou o nome de Aqualuz.
O aparelho purifica a água da chuva capturada por cisternas em regiões rurais por meio da radiação solar, que durante determinado período de exposição elimina os microrganismos causadores de doenças, sem contaminação química. Quando a água está apta ao consumo, a cor do indicador muda.
Esse inovador sistema é super independente, apenas dependente da luz do Sol, e muito duradouro, com 20 anos de vida útil, sem necessidade de manutenções ou eletricidade.
Foram cerca de 6 anos para se desenvolver e atualmente são 5 estados com Aqualuz, com mais de 250 famílias, mais de 500 beneficiários.
Esse projeto revolucionário proporciona qualidade vida à pessoas carentes sem saneamento básico. Viva essa iniciativa!
Fonte indicada e adaptada: NATION
Imagine abrir um depósito e dar de cara com fitas inéditas de Michael Jackson?! Foi…
Amanda Levi, 23, e Hannah Knoppel, 21, pegaram seus pais de surpresa ao revelar, juntas,…
Uma história de resiliência e coragem marcou a Dakota do Norte em 1992, quando John…
Em outubro de 1987, o Texas virou palco de um drama que paralisou os Estados…
Neste domingo (15), um momento histórico promete emocionar os fãs de Silvio Santos. Globo e…
Você já parou para pensar em como o ciúme pode se manifestar de maneiras diferentes…