Conforme noticiado pelo site Greenme, a cientista mexicana Sandra Ortiz Pascoe descobriu como criar plástico biodegradável usando o suco extraído das folhas de cactos, uma planta que cresce em ambiente selvagem, no México.
O objetivo da pesquisadora era criar um material que fosse semelhante ao plástico, mas completamente natural e pudesse substituir o plástico na fabricação de objetos do cotidiano, incluindo itens descartáveis, como talheres e sacolas plásticas.
A pesquisadora conseguiu seu propósito criando um plástico a partir do suco das folhas de cacto. O processo de fabricação desse plástico parece bastante simples: depois de eliminar a casca das folhas, a polpa é centrifugada para obter o suco, que será então refrigerado.
Neste momento a mágica acontece: ao líquido obtido do cacto é adicionada uma substância não tóxica que permite que o suco se transforme em um material completamente similar ao plástico . O líquido é então vertido em uma camada fina, pressionado e deixado secar. O processo de produção leva cerca de dez dias, mas o pesquisador está convencido de que poderia ser acelerado em nível industrial. Uma vez concluída a primeira etapa do processamento, este material completamente natural pode ser modelado em várias formas, criando objetos de diferentes tamanhos , várias cores e diferentes graus de resistência. Por isso, é possível produzir artefatos com diferentes espessuras e texturas.
O plástico é completamente biodegradável e não polui o meio ambiente: ele se decompõe em um mês no solo e em poucos dias na água.
É um material livre de toxicidade , tanto que pode ser ingerido sem causar nenhum problema de saúde nem nos seres humanos nem nos animais.
Se esse plástico natural fosse usado para fazer os objetos descartáveis que usamos, poderíamos resolver o problema da poluição causada pelo plástico que está sufocando nossos mares e ameaçando a saúde da fauna marinha, assim como a nossa.
https://www.youtube.com/watch?v=OLNso8ywsks
Do site Greenme